Entrevista de Naoko Takeuchi à revista ROLa (parte I)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entrevista de Naoko Takeuchi à revista ROLa (parte I)

Mensagem por Star Uranus em Ter 10 Set 2013, 02:52

Aya: É-é mesmo a deusa em pessoa…
Takeuchi: Não sou nada disso. (risos)

Aya: Ah, por favor, parabéns pelo 20.º aniversário de Sailor Moon!
Takeuchi: Obrigada.

Aya: No fundo, eu sou realmente um grande nerd, tenho estado extremamente nervoso, então hoje a minha cabeça tem estado a rodopiar com as memórias dos dias em que eu costumava ver e ler a história, então vou fazer perguntas de todo o tipo de coisas. Então vamos saltar para a questão – gostava de saber todos os detalhes de como a Sailor Moon começou a surgir.
Takeuchi: Eu não me recordo exactamente, mas eu queria fazer uma série tipo Goranger (n.t.: série japonesa semelhante a “Power Rangers”), mas com um bando de cinco raparigas lutadoras. Raparigas bonitas que se transformariam para vencer os malfeitores.

Para leres a entrevista completa, clica aqui.

Depois de leres, lembra-te de comentar!

Star Uranus
Administrador
Administrador

Masculino

http://www.sm-portugal.com

Re: Entrevista de Naoko Takeuchi à revista ROLa (parte I)

Mensagem por Gaby-sama em Ter 10 Set 2013, 03:44

Eu quero saber o resto Esperancoso 
Agora já percebi, como é que o cabelo da Usagi é loiro Matreiro e também, a razão de algumas imagens ela ter o cabelo prateado (cinzento) 
--> ainda bem que a Naoko, quis as personagens assim, não consigo imaginar de outra forma ^^'' (Também, estou habituada, a velas assim). 

(essa entrevista deve te ter dado um trabalhão :0)

Gaby-sama
Classic: Pelo Poder de Júpiter!

Feminino

http://sm-portugal.coolbb.net/t6793-a-luz-da-lua

Mensagem por SofiaFlower em Ter 10 Set 2013, 04:17

Sempre associei a Sailor Moon aos Power Rangers, apesar de nunca o ter dito a ninguém LOL. A entrevista está espectacular, acho que me faz ainda gostar mais do anime, pois mostra como a Naoko tentou e conseguiu mudar certas imagens que haviam na altura, especialmente certos estereotipos, isto mostra como ela é lutadora e teve uma grande força de vontade e ambição para conseguir investir e apostar em algo completamente diferente do que se fazia na época, e transpor nas personagens um pouco de si. Realmente ela parece-me muito independente e excelente. Mal posso esperar pela continuação da entrevista Smile

SofiaFlower
Moderadora
Moderadora

Feminino

Mensagem por Star Uranus em Ter 10 Set 2013, 04:44

Gaby-sama escreveu:(essa entrevista deve te ter dado um trabalhão :0)
Não fomos nós que a entrevistámos, Gaby. Matreiro Nós só traduzimos a entrevista. Ou melhor, a Dumpling* traduziu.

SofiaFlower escreveu:Sempre associei a Sailor Moon aos Power Rangers, apesar de nunca o ter dito a ninguém LOL.
Por acaso, também eu. Mas acho que é mais porque, naquela altura, Power Rangers também estava na moda. Eu adorava os Power Rangers (os primeiros). Sonhava em ver uma batalha entre eles e as Navegantes.  Aliás, eles faziam uma cena em que juntavam as armas deles assim numa mega arma e, naquela altura, eu queria que as Navegantes fizessem o mesmo com as canetas de transformação. Matreiro

Star Uranus
Administrador
Administrador

Masculino

Mensagem por ZezinhoSMTV em Ter 10 Set 2013, 05:22

Uau, adorei a entrevista, acho que nunca ninguém pensa como são os primeiros passos, nunca me passou pela cabeça que a Naoko quisesse que a Usagi tivesse cabelo prateado e aquela questão das discussões, foi deveras engraçado de ler.
Foi muito interessante partilharem esta entrevista connosco, agradeço mesmo a quem teve a ideia e a quem a traduziu, tem os meus parabéns (:

Só mais uma coisinha, quero ler a parte dois Matreiro

3/4 nesta comunidade!

ZezinhoSMTV
S: Pelo Poder Sagrado de Neptuno!

Masculino

http://www.youtube.com/user/FullScubb?feature=mhee

Mensagem por I_Moreira em Ter 10 Set 2013, 05:24

Estou impressionadíssima com a Takeuchi Smile
Nunca pensei que o trabalho dela no inicio tivesse sido tão complicado.
Ela foi sempre decidida em criar uma revista com raparigas bonitas, e estiveram todos contra ela..de certeza que depois de todo este sucesso foi um tapa olhos para todos os que se opuseram a ela Smile
Dou.lhe os parabéns por ela nunca ter desistido ^^
O que eu achei também piada foi à maneira como surgiu a série..."mas eu queria fazer uma série tipo Goranger (n.t.: série japonesa semelhante a “Power Rangers”), mas com um bando de cinco raparigas lutadoras" --> tem piada porque a mim nunca me passou isto pela cabeça Matreiro
Mas agora, pensando bem..até é parecidinho, mas claro..muito melhor !
Outra coisa foi a do cabelo loiro Matreiro Realmente vejo muitas imagens associadas à nossa querida Usagi que tem cabelo preteado, no final acabou por ficar loiro por causa dos homens que não aceitaram.
Foi realmente uma entrevista muito interessante^^
Espero ansiosamente pela próxima^^

I_Moreira
SS: Transformação de Crise!

Feminino

http://ojdoremiportugal.ativo-forum.com/forum -> Ojamajo Dore

Mensagem por SofiaFlower em Ter 10 Set 2013, 06:03

Star Uranus escreveu:
Não fomos nós que a entrevistámos, Gaby. Matreiro Nós só traduzimos a entrevista. Ou melhor, a Dumpling* traduziu.

SofiaFlower escreveu:Sempre associei a Sailor Moon aos Power Rangers, apesar de nunca o ter dito a ninguém LOL.
Por acaso, também eu. Mas acho que é mais porque, naquela altura, Power Rangers também estava na moda. Eu adorava os Power Rangers (os primeiros). Sonhava em ver uma batalha entre eles e as Navegantes.  Aliás, eles faziam uma cena em que juntavam as armas deles assim numa mega arma e, naquela altura, eu queria que as Navegantes fizessem o mesmo com as canetas de transformação. Matreiro
A Dumpling <3 está de parabéns, sim senhora!
Uranus por acaso isso seria genial sim! Podiam fazer algo assim nem que fosse jogo para computador, era uma mistura brutal. As maiores semelhanças que eu encontrava na altura é que Sailor Moon defendia inimigos assim maléficos, mas eles também, e ambos eram 5 pelo menos em dadas épocas, então achava mesmo semelhante, principalmente a ambição de defender o mundo dos inimigos era mútua assim como tornar o mundo num espaço melhor Razz

SofiaFlower
Moderadora
Moderadora

Feminino

Mensagem por Star Uranus em Ter 10 Set 2013, 07:28

ZezinhoSMTV escreveu:Uau, adorei a entrevista, acho que nunca ninguém pensa como são os primeiros passos, nunca me passou pela cabeça que a Naoko quisesse que a Usagi tivesse cabelo prateado e aquela questão das discussões, foi deveras engraçado de ler.
Foi muito interessante partilharem esta entrevista connosco, agradeço mesmo a quem teve a ideia e a quem a traduziu, tem os meus parabéns (:

Só mais uma coisinha, quero ler a parte dois Matreiro
A parte dois sai na edição de Outubro da revista ROLa que, parece-me, saiu no início deste mês (não percebo estes japas, que lançam as revistas um mês antes...). Logo que haja uma tradução em inglês, a Dumpling* queriduxa há-de traduzir.

Eu acho sempre estas coisas de bastidores muito interessante. Mais até do que as entrevistas para saber coisas que não ficaram esclarecidas no manga (apesar de estas também serem óptimas).
Acho que ela e o Osano fazem uma dupla excelente. Os melhores trabalhos são assim mesmo, com muitas desavenças e com pessoas exigentes e persistentes. Ela, por um lado, queria fazer as coisas à maneira dela, como achava melhor, e para isso lutou até onde pôde. Mas, por outro lado, não podia avançar sem o amén do Osano e dos restantes editores da Kodansha, pelo que também tinha que se moldar à opinião deles.
Acho que todas as desavenças que tiveram valeram a pena. Além de que é notável que hoje são excelentes amigos.
Se a Naoko é a mãe de Sailor Moon, o Osano é, com certeza, o pai.

Star Uranus
Administrador
Administrador

Masculino

Mensagem por ZezinhoSMTV em Ter 10 Set 2013, 09:13

Os bastidores também sempre me fascinaram desde pequeno, em tudo, desenhos animados, novelas, séries, filmes...
Em Pretty Little Liars estou sempre a ver os bloopers, behind the scenes, deleted scenes assim como em novelas portuguesas ou em filmes, sempre tive uma queda por tudo o que acontece atrás das câmaras Very Happy
Concordo com o disseste Uranus, a entrevista também nos mostrou, como tu salientas-te e muito importante

Star Uranus escreveu:Ela queria fazer as coisas à maneira dela, como achava melhor, pelo que também tinha que se moldar à opinião deles.
Acho que todas as desavenças que tiveram valeram a pena. Além de que é notável que hoje são excelentes amigos.
Se a Naoko é a mãe de Sailor Moon, o Osano é, com certeza, o pai.
E com isto criou-se uma grande série de sucesso mundial que fascina desde os mais novos aos mais velhos (:

3/4 nesta comunidade!

ZezinhoSMTV

Masculino

http://www.youtube.com/user/FullScubb?feature=mhee

Mensagem por Gaby-sama em Ter 10 Set 2013, 10:05

Star Uranus escreveu:
Matreiro#Morri
Sim, mas mesmo assim... Traduzir aquilo tudo, e "organizar" o post. Deve ter dado muito trabalho :0 Está muito bem traduzido Dumpling!

Star Uranus escreveu:Aliás, eles faziam uma cena em que juntavam as armas deles assim numa mega arma e, naquela altura, eu queria que as Navegantes fizessem o mesmo com as canetas de transformação. Matreiro
Ok, eu não vejo Power ranger... Para ser sincera não gosto muito Embaracoso Até é engraçado mas... acho estranho :s aquelas pessoas dentro de fatos plásticos [Live-action (?) ]  
Mas acho que ia ser muito giro, as Navegantes fazerem uma Super Arma Matreiro 
--------------------------------------------------
Sailor moon, fascina pessoas de todas as idades, mesmo. Em minha casa toda gente vê ^^ (Ai deles ahahahahahahha)

Gaby-sama

Feminino

http://sm-portugal.coolbb.net/t6793-a-luz-da-lua

Mensagem por Ani em Ter 10 Set 2013, 12:17

Mal posso esperar que chegue a segunda parte!  Apaixonada 
Esta entrevista, depois de tanto tempo, mostra que " O Momento " está próximo.

Ani
Classic: Pelo Poder de Mercúrio!
Classic: Pelo Poder de Mercúrio!

Feminino

http://weheartit.com/iara2002 http:/            /ya-rra.tumblr.c

Mensagem por *Kaoru em Ter 10 Set 2013, 14:45

Em primeiro lugar, agradeço, pessoalmente, o esforço e a iniciativa do SMPt (neste caso, e em particular, da Dumpling*) em traduzir e divulgar esta entrevista Smile

No global, considerei esta primeira parte interessante. A interacção da Naoko e do Osano é, a meu ver, o elemento mais peculiar. Concordo plenamente com as palavras do Uranus em relação a o Osano ser o pai da Sailor Moon. É certo que estas equipas têm de ser bastante exigentes, é natural, e os japoneses são naturalmente bastante exigentes com tudo.

Ser uma mangaka também não deve ter sido fácil. Temos de nos recordar que as mulheres, no Japão, geralmente ocupam posições em equipas fortemente lideradas por homens. Gostei, por isso, de ler a opinião da Naoko, a forma como teve de marcar a sua posição e de levar a sua ideia em frente. Isso faz-me admirá-la um pouco mais. Precisamente porque a condição feminina no Japão é, por vezes, bastante explorada e trabalhada, mas nem sempre os desejos das mulheres são respeitados no meio laboral.

No entanto, é curioso como eles afirmam que a censura actual nunca permitira passar a imagem da Usagi bêbada. Não tinha absolutamente nada essa ideia. Na verdade, pensava que existia, neste momento, uma maior liberdade nesse sentido. Para mim, isso é um bocadinho estranho, mas talvez seja reflexo da tentativa de passar uma imagem correcta de como os adolescente/crianças se devem comportar. Acho que eles sempre tiveram noção da influência deste tipo de séries nos jovens, mas provavelmente as regras agora são diferentes. Não sabia. Acho que já vi mais séries actuais com este tipo de coisas (ou bem piores) e não havia censura. Curioso, gostei de ler isso.

Penso que foi uma entrevista orientada num sentido bastante sério, direccionada para um público maduro. Gostei muito de a ler, e espero ansiosamente pelo restante material Smile Mais uma vez, obrigada!

*Kaoru

Feminino

http://www.vereficar.com/

Mensagem por Joananascimenti em Qua 11 Set 2013, 11:52

Gostava de agradecer a todos os intervenientes que tornaram possível o acesso a esta entrevista.
Em relação á entrevista em si, gostei bastante, sobretudo os factos curiosos em relação á criação de Sailor Moon.
Espero ansiosamente a segunda parte.
Em relação á autora, devo dizer que admiro muito a coragem e determinação dela em afirmar-se num mundo maioritariamente masculino. (eu não saberia o que fazer). Depois, salientar o excelente trabalho de equipa entre ela e o seu editor.
Quanto á censura, penso que se deveriam estar a referir á que havia na altura. (hoje me dia, acho bastante improvável, escepto se estivermos a falar dos Estados Unidos).
Quanto á comparação com os power rangres, acho que não tem muito a ver. (se elas criassem uma arma como eles ficava um bocado esquisito, além de que já não gosto de power rangers. Quando era pequena, ainda via e gostava, mas agora já não.)

Joananascimenti
Ganhei o Concurso de Histórias!
Ganhei o Concurso de Histórias!

Feminino

Mensagem por Dumpling* em Qua 11 Set 2013, 20:04

Antes de mais agradeço os vossos agradecimentos, mas como colaboradora, não posso deixar de dizer que o Uranus é que cumpre a grande parte de atualizar tudito e ainda tem uma grande paciência e foi ele a dizer-me onde estava a entrevista, porque ainda que eu conheça o site da Miss Dream, não sei se teria a paciência dele esperar pela mesma e ir atualizando até estar. Se bem que agora tenho ido ver mais para saber se a segunda parte já está disponível.

Ah, depois ele ainda "me ouviu" ontem porque eu estava a batalhar mentalmente: na tradução em inglês não havia qualquer referência ao sexo do entrevistador, o que faz a Dumpling? Ora, procura o nome e lembra-se da Ikeuchi Aya (~Icchi Rittoru no Namida, alguns de vós já devem ter assistido) então insisti que devia ser uma ela! Isto para dizer que se ele não tivesse revisto, essa qualidade que vocês falam não seria tão precisa ou, pelo menos, ia escapar aos vossos olhos. Algo muito simples, mas que tinha mesmo de ficar tudo corretamente.

Ainda que pareça mentira, não senti trabalho porque estou muito habituada a traduzir, desde anime a, atualmente e sobretudo, k-dramas (que dão o dobro ou triplo do trabalho), além de atualmente o inglês estar ainda mais enraizado já que estou na segunda semana do meu último ano de curso intensivo de inglês.

Indo de encontro ao que comentaram, eu também senti alguma surpresa com esta entrevista pelo lado positivo. Acho que a Naoko, sem dúvida, teve de atravessar uma grande batalha para ir em frente com algumas ideias dela e teve de retroceder em algumas. Perguntei-me se realmente não teria sucesso se a Usagi tivesse o cabelo prateado, e de facto é verdade, na área em que estou sei que cores se tornam mais apelativas para as crianças - referindo-me, neste caso, mais ao anime do que ao manga claro. Depois pelo que vocês também referiram, também sempre relacionei um pouco a Sailor Moon aos Power Rangers pelos poderes e transformações e enfim...

*Kaoru escreveu:
Ser uma mangaka também não deve ter sido fácil. Temos de nos recordar que as mulheres, no Japão, geralmente ocupam posições em equipas fortemente lideradas por homens. Gostei, por isso, de ler a opinião da Naoko, a forma como teve de marcar a sua posição e de levar a sua ideia em frente. Isso faz-me admirá-la um pouco mais. Precisamente porque a condição feminina no Japão é, por vezes, bastante explorada e trabalhada, mas nem sempre os desejos das mulheres são respeitados no meio laboral.

(...)
No entanto, é curioso como eles afirmam que a censura actual nunca permitira passar a imagem da Usagi bêbada. Não tinha absolutamente nada essa ideia. Na verdade, pensava que existia, neste momento, uma maior liberdade nesse sentido. 
Concordo absolutamente, imagino-a a chegar a casa alguns dias com os cabelos em pé por não aceitarem as ideias dela, sem dúvida teve de bater o pé diversas vezes ainda com o grande respeito pelos mais velhos, nem sempre há uma maneira fácil de descobrir como nos direcionarmos a esses quando queremos discutir uma ideia...

Em relação à censura, acredito que seja uma surpresa para muitos. Já tinha falado isto numa cadeira, não recordo qual, mas sim, é-se cada vez mais exigente com programas infantis, o grande problema é alguns países, senão grande parte, passarem outros com conteúdos indevidos. Creio que é frustrante... porque, quer-se dizer, há o cuidado com o que expõem em simples desenhos animados ou anime, mas depois os idiotas dos diretores televisivos passam tudo o que tenha sexo, nudez, palavreado menos próprio, filmes sem nexo... enfim.

Sendo um pouco off-topic, também me faz lembrar algo que li há já bastante tempo, mas que me fez rir imenso. Um dos meus k-idols favoritos levou uma descompustura por tirar a camisa em direto numa estação televisiva pública que, ao contrário das estações por cabo, são muito restritas com o que passam e que, nessas estações públicas, os homens têm de tapar os mamilos com uma espécie de colete. 

Mas, como se sabe, em Portugal passam tudo e mais alguma coisa. Ainda me lembro de no meu curso referir N vezes o quão ridículo era que o Wrestling continuava a passar pela manhã na TVI... eu vi um puto a ficar com a cabeça presas entre os corrimãos *não perguntem como* à conta dessa brincadeira e de uma das auxiliares cair por andarem aos empurrões...

Dumpling*
Administradora
Administradora

Feminino

http://siwonnielf.tumblr.com/

Mensagem por Star Uranus em Qui 12 Set 2013, 03:08

Oh, gente. Embarassed A sério, muito obrigado por todos esses elogios e agradecimentos. Enchem o coração de qualquer um. Deixam-me mesmo sem jeito. Como disse há uns tempos no meu tópico, o melhor agradecimento que podem fazer é partilhar as notícias / posts e comentar, porque isso ajuda o SMpt a crescer. Mesmo assim, muito obrigado a todos. <3

Joananascimenti escreveu:Quanto á censura, penso que se deveriam estar a referir á que havia na altura. (hoje me dia, acho bastante improvável, escepto se estivermos a falar dos Estados Unidos).
Não sei se percebi.  Ele refere-se mesmo à "censura" actual, dos dias de hoje. Não é que seja bem uma "censura" no verdadeiro sentido da palavra. É mais uma questão de edição, tipo "isto entra, isto não entra".
Não é um bom exemplo para as crianças, ter a protagonista, uma miúda de 15 anos, ali perdida de bêbeda. Principalmente quando, actualmente, o abuso do álcool entre os jovens é uma preocupação mundial.
Não nos podemos esquecer que SM tinha como público-alvo crianças em muito tenra idade. Seria uma questão de bom senso não incluir aquele episódio (que, sim senhor, é um dos mais engraçados de toda a série, pelo menos para mim), caso SM continuasse a ter crianças pequenas como público-alvo.

Star Uranus
Administrador
Administrador

Masculino

Mensagem por SofiaFlower em Qui 12 Set 2013, 04:49

Não querendo entrar em off-topic mas concordo com o que o Uranus disse, ainda há umas semanas atrás, lembro-me de ouvir uma reportagem em que diziam que as crianças estão a começar a consumir álcool cada vez mais cedo, não sei se ouvi bem as faixas etárias, mas tinha ideia que era já entre os 9 ou 10 e os 13 anos e chegavam a entrar em coma álcoolico, logo actualmente tem de existir uma maior preocupação nos animes e isso, para não se transmitir a ideia de que é correcto beber e assim. Continuo a achar bem se em Sailor Moon continuarem a manter os mesmos valores e a não transmitir esse tipo de situações, porque sejamos honestos se hoje em dia já existe esse problema em pré-adolescentes/crianças, se forem a mostrar esse tipo de situações em animes ainda é capaz de piorar bastante a situação que se vive.
Acho que esse tipo de censura em Sailor Moon é saudável, pelo menos não passam hábitos "errados" para as crianças.

SofiaFlower
Moderadora
Moderadora

Feminino

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:00

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: