[TV] Telenovelas Venezuelanas e Mexicanas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[TV] Telenovelas Venezuelanas e Mexicanas

Mensagem por Starlight em Ter 05 Jun 2012, 19:00

Já não me lembro do que é que me levou a fazer isto, mas ontem e hoje dei por mim a relembrar-me pelo youtube das telenovelas da minha infância.
Quem é que daqui é do tempo das telenovelas venezuelanas e mexicanas que passaram na TVI?
Para a malta mais jovem, antes de passarem telenovelas portuguesas passavam telenovelas venezuelanas na TVI nos anos 80 e 90.
Eu sou do tempo destas novelas. Não me lembro de todas, mas deixo aqui as aberturas daquelas que melhor me lembro.

LÁGRIMAS
Era o título que lhe deram cá em Portugal, mas o nome original era La Revancha. Foi exibida na Venezuela em 1989 e em Portugal em 1993.
Conta a história de 2 irmãs (Isamar e Marta) que foram separadas em criança (obviamente que sem querer) porque um homem poderoso (Fernando Maldonado) matou-lhes o pai para se apoderar das terras dele. Anos mais tarde, elas cresceram sem saber da existência uma da outra, apaixonam-se pelo mesmo homem (Alejandro), que por acaso era o filho do assassino dos pais delas. Inicialmente tornam-se inimigas por causa do homem por quem se apaixonam, mas mais tarde quando elas descobrem que são irmãs e da história que as fez separar juram vingar-se do assassino do pai.
Foi a primeira telenovela que vi e a que mais me marcou. Nunca me esqueci da história.
Mais tarde (creio que em 2000) fizeram um remake dela.

KASSANDRA
Mesmo título em Portugal.
Uma rapariga que vivia com o pai (Andreina) e com a madrasta e os seus 2 filhos gémeos, adoece gravemente. Apressadamente casa com o médico da família e tem uma filha com ele. Ela, já fraca por causa da doença, não sobrevive ao parto e o marido morre num acidente de avião. A bébé é trocada a mando da madrasta por outra de origem cigana que tinha morrido à nascença. Kassandra, cresceu num ambiente cigano e anos mais tarde apaixona-se por um dos gémeos, filho da mulher que a mandou trocar.

SAMANTHA
Um ricaço tem um acidente de avião e cai numa fazenda de outro ricaço. Como perde a memória acaba por ficar mais tempo do que o normal a recuperar na fazenda do outro e apaixona-se por uma das trabalhadoras.

MARIA DO BAIRRO
Uma rapariga de rua vai trabalhar para uma casa de uma família rica e apaixona-se pelo filho da patroa. Acaba por se casar com ele e ter um filho. Mas a relação com o marido sempre foi muito instável e quando ela teve o bébé, estava psicológicamente afectada e tinha sido recentemente abandonada pelo marido, por isso deu o filho a uma mulher qualquer que tinha passado na rua. Claro que poucos dias mais tarde ela se apercebe do que fez e tenta recuperar o bébé com o apoio do marido, mas em vão. O marido para a consolar vai buscar uma bébé rapariga a um orfanato.

ALONDRA

MARIA JOSÉ

Tenho também uma vaga lembrança de mais algumas telenovelas venezuelanas/mexicanas (Esmeralda, Estrelinha, etc), mas já não me lembro bem do enredo e nalguns casos, nem dos nomes.
A maioria das histórias são de romances entre o rico e a pobre e curiosamente quase todas têm o nome da protagonista. Lol. Não me lembro de alguma vez estas telenovelas terem passado pela fase que hoje em dia é tão comum em todas as telenovelas: a do vira o disco e toca o mesmo.

Comentem e postem aqui mais telenovelas mexicanas ou venezuelanas de que se lembrarem.

Starlight
Administradora Reformada
Administradora Reformada

Feminino

Re: [TV] Telenovelas Venezuelanas e Mexicanas

Mensagem por Star Uranus em Qua 06 Jun 2012, 10:34

Starlight escreveu:Para a malta mais jovem, antes de passarem telenovelas portuguesas passavam telenovelas venezuelanas na TVI nos anos 80 e 90.
A TVI só começou a emitir em 1993. Anos 80 é anterior a isso, oh Star.

Star Uranus
Administrador
Administrador

Masculino

http://www.sm-portugal.com

Mensagem por *StrongerGirl* em Qua 06 Jun 2012, 11:04

Das novelas mexicanas que marcaram a minha a "Maria do Bairro" adorei essa novela a "Esmeralda" e tb a outra em que havia duas irmãs gemeas uma se chamava Paola ( a má) e a outra paulina (a Boa) mas não me recordo do nome da novela, eu adorei essas novelas. Estas três davam na RTP1 ( se não me engano).

Dessas que mencionas tes no topico não me lembro.

*StrongerGirl*
Classic: Pelo Poder de Mercúrio!
Classic: Pelo Poder de Mercúrio!

Feminino

Mensagem por Lolita em Ter 30 Jul 2013, 05:18

*StrongerGirl* escreveu:Das novelas mexicanas que marcaram a minha a "Maria do Bairro" adorei essa novela a "Esmeralda" e tb a outra em que havia duas irmãs gemeas uma se chamava Paola ( a má) e a outra paulina (a Boa) mas não me recordo do nome da novela, eu adorei essas novelas. Estas três davam na RTP1 ( se não me engano).

Dessas que mencionas tes no topico não me lembro.

oh não! Vocês deviam todos temer que eu encontrasse este tópico, deviam ter mesmo muito medo! Matreiro
Bem, eu nasci em 93, logo não me lembro de ver nenhuma novela mexicana a passar na TV Portuguesa (o que tenho muita MUITA pena Mad ), mas literalmente por ironia do destino, sempre cresci apaixonada pela america-latina e principalmente pelo Mexico. Não me perguntem porquê esta minha paixão porque nem eu a sei explicar! Matreiro
Sou uma apaixonada por novelas latinas e principalmente por novelas mexicanas e depois de uma pesquisa na internet e do meus familiares, posso aqui enumerar mais algumas que passaram na televisão e dar a minha opinião sobre elas, pois apesar de as nunca ter visto na televisão, acompanhei mais de metade delas na internet.

Bom, primeiro que tudo, essa novela que falam sobre a Paola e a Paulina chama-se 'La Usurpadora' (não sei que nome lhe davam aqui em Portugal :s) e para mim é a melhor novela de todos os tempos! Tem uma história bastante dramática, tipico de uma boa novela mexicana e uma optima vilã, para mim a melhor vilã de todos os tempos das novelas que eu já vi.

A história fala de duas irmãs que foram separadas á nascença. Uma foi adoptada por ricos (Paola) e outra vive com a sua mãe numa cabana (Paulina). As duas encontram-se por um mero acaso na casa de banho do hotel onde Paulina trabalha e Paola está de férias com o seu amante, alegando ao seu marido que está em tratamentos médicos. Paola, ao ver a grande semelhança que existe entre as duas, pede a  Paulina para fazer-se passar por ela na sua mansão em troca de uma boa quantia de modos a Paola poder ficar mais um ano com o seu amante. Paulina ao inicio acha aquela proposta louca, mas Paulina arma-lhe uma armadilha alegando que ela roubou as suas joias e se ela não aceitar a proposta a põe dentro da prisão. Quando Paulina chega á mansão, ela depara-se com uma família milionária prestes a ir para a ruína, pois a sua empresa passa por uma grave crise económica. Esta irá ajudá-los com a empresa, assim como também os filhos de Carlos Daniel, dos quais Paola é madrasta e com a sua mãe, chefe da empresa que passa por uma depressão graças aos feitos de Paola. Ao inicio, muitos naquela casa acham estranho a mudança repentina de Paola, mas só se descobre que da 'ursupação' quando Paulina volta depois de um ano para retomar o seu lugar e infernizar de novo a vida da família. Entretanto no enredo, Paola apaixona-se por Carlos Daniel, mesmo lutando contra esse sentimento, acaba por se render aos braços dele.

Sério para quem é apaixonado por novelas devia de dar uma vista de olhos ou rever esta novela, porque apesar de ser já velhinha é mesmo uma novela fantástica. Além disso, para quem não entende espanhol, pode ser pesquisar no Youtube que certamente irão encontrá-la dublada em Brasileiro, uma vez que o canal brasileiro SBT importa muitas novelas mexicanas.

Para quem ficou com curiosidade, aqui fica um pequeno resumo da novela.

Spoiler:

(espero que compreendam o espanhol :s)

Além das que já foram referidas, também me disseram que passou na TVI uma novela mexicana ao fim da tarde chamada 'Pobre Niña Rica' (Pobre menina rica, em tradução livre). Esta foi a novela em que a grande Paulina Rubio (considerada a rainha do Pop Latino, irão conhecê-la melhor este ano, quando começar o 'x factor' Wink ) se estreou como actriz (também é ela que canta a música de entrada da novela), mas muito sinceramente nunca tive muita curiosidade em ver esta novela pois já me disseram que não é grande coisa, mesmo assim vou citar o resumo que está descrito na Wikipédia sobre a novela.

''Consuelo, uma jovem tímida, é o personagem central desta trama. Ela tem sido longe de seus amigos e da vida de um adolescente normal. Como uma criança, sua mãe Teresa foi sentida estúpido, feio e sem graça. Ela costumava Consuelo como empregada doméstica para cuidar da casa e ela. Seu irmão mais velho, Charles, também despreza. Concorda com sua mãe Consuelo têm sob seu controle, para que possam aproveitar a fortuna que receberá de seu pai Don Juan Carlos. Alma é a filha de Carlos. Ela é linda, mas também um mimadas de 18 anos. Embora ele tenha afeição por Consuelo, sua inocência e crueldade de Consuelo adolescente sempre acaba fazendo uma vítima de insultos e travessuras. Consuelo vive uma vida com amor muito pouco, e não acho que eu poderia encontrar o amor de um homem com quem possa compartilhar sua vida. Mas em uma viagem a Paris, Consuelo conheci Julio, um brilhante médico, que imediatamente descobre em que, para uma bela, inteligente e forte, que só precisa de um pouco de amor para tirá-la de suas dificuldades. Com Julio vai enfrentar sua família e dificuldades impedi-los de roubar a sua herança. Mas Teresa e Carlos não vai desistir tão facilmente, e continuar tentando dominar e destruir. Você vê como Consuelo luta para não ser o "pobre menina rica".''

Deixo também aqui para quem quiser ver a entrada da novela, pode ser que se recordem dela Wink
Spoiler:

Apesar de as novelas já terem passado os seus momentos de glória á muito tempo na televisão nacional, a verdade é que desde que acabou a Rebelde Way que a Sic começou a importar séries latinas, primeiramente com o 'Patito Feo' (Mundo de Paty). Não posso dizer com toda a certeza mas nós, fãs de Rebelde Mexicana, pedimos para passarem a original cá em Portugal e a sic disse-nos como resposta que iria fazer um Remake dessa novela graças ao nosso entusiasmo por a ver cá transmitida, mas nós insistimos e acabamos por enviar montes de e-mails a dizer que não deveriam fazer um Remake mas sim trazer a mexicana  pois foi uma novela de sucesso e que se fizessem um Remake com certeza não teria o mesmo sucesso que a mexicana. Engraçado que eles insistiram em fazer o Remake, tiveram que cortar a novela a meio e fazer um final mais rápido por falta de audiências e logo a seguir importaram a série 'Patito Feo' que foi até um grande sucesso aqui em Portugal e agora já acabaram por importar series como 'Dance', 'Os protegidos' e na sic radical já passaram 'Fisico-quimica' e 'El internato'... será que estes dois assuntos estão ligados um com o outro?

Além disso, no Nikelodeon daqui de Portugal já passaram a novela juvenil mexicana 'Sueña Conmigo' (que tanto amo *-*) e 'Niñas Mal', uma série que foi transmitida na MTV e não dou muito tempo para que a MTV transmita também o 'El Ultimo Año'... Também me disseram que passou na Fox de Portugal a série 'Mujeres Assesinas' mas fiz uma pesquisa pela internet para ver se a encontrava na programação e ate agora nada, logo não sei se é verdade ou mentiram-me '-'

Além destas novelas que enumerei e de outras mais que vocês também já enumeraram, existem muitas outras que vemos no nosso dia-a-dia que são Remakes de novelas latinas, como por exemplo:

• A vingança - Remake de 'Montecristo' (Argentina) - Para mim o melhor Remake que já fizemos até hoje
  • Nunca Digas Adeus - 'Mirada de Mujer' (Mexicana)
  • Coração Malandro - 'Pedro, El Escamoso' (Colombiana)
  • Floribella - 'Floricenta' (Argentina)
  • Anjo Selvagem - 'Muñeca Brava' (Argentina) - Quem não se lembra desta novela?
  • Jura - 'Los Treinta' (Chilena)
  • Chiquititas - Mesmo nome (Argentina)
  • Rebelde Way - 'Rebelde' (Argentina) - Apesar de eles terem imitado toda a versão mexicana com esperanças que tivessem tanto sucesso como a mexicana mas acabou por ser uma grande vergonha de imitação... enfim --'
  • Doce Fugitiva - 'Kachorra' (Argentina)
  • Entre outras mais

Além de ainda tudo isso, não sei se alguém acompanhou a novela 'Rosa Sangue' que foi uma cooperação com a Argentina (se não me engano) mas achei que os Portugueses de certeza que pediram umas dicas ao Argentinos, pois todo o drama começou de uma maneira muito característica das novelas Argentinas e Colombianas: Primeiro que tudo, um drama, depois um mistério por resolver que normalmente acompanha toda a novela e só se resolve no fim e depois um grande e lindo amor á primeira vista... o problema dessa novela é que eles no meio começaram a enrolar tanto a coisa que passou a ser uma novela 'enfadonha' e acabei por não a ver até ao fim.

Para concluir este meu grande testamento, penso que a TVI, com a crise que está a passar em relação a audiência de novelas, podia muito bem deixar de imitar as novelas e comprar as originais (fala a rapariga que é fã de novelas latino-americanas) mas a verdade é que com a crise económica com certeza que é muito mais caro fazer uma novela, mesmo que seja Remake do que comprar os seus direitos autoriais. Gostava de ter essas recordações de ver novelas latinas em Portugal, mas infelizmente tive que nascer mais tarde, não é? Matreiro

Lolita
R: Pelo Poder Sagrado do Cristal Lunar!
R: Pelo Poder Sagrado do Cristal Lunar!

Feminino

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:36

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: