Qual o tipo de entretenimento mais utilizado actualmente?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

100% 100% 
[ 16 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]

Total dos votos : 16

Mensagem por Starlight em Sab 21 Abr 2012, 12:47

Bem, eu tenho estado a fazer um projecto de um RPG e cheguei a um ponto em que ao tentar justificar como é que o meu projecto se enquadra no meu curso, deparei-me com uma questão que acho que seria interessante discutir aqui.

Cada vez mais o entretenimento electrónico é o meio de entretenimento mais popular, mas... Será já o mais popular ou ainda está a caminhar para lá?

Lembro-me que quando era pequena, há cerca de 20 anos. (Credo!! Estou velha! ) costumava adorar jogar com amigos às escondidas, à apanhada (muitas vezes no meio do intervalo, assim do nada alguém se lembrava de dizer "raparigas a apanhar rapazes!!" e lá começávamos todos a correr) e outros jogos físicos. Também costumava gostar imenso de jogos de estratégia, como puzzles, Monopoly, cartas, etc. E claro, como praticamente todas as meninas, adorava brincar com as barbies e nenucos. Infelizmente nunca tive pinipons nem playmobiles, mas brinquei muitas vezes com playmobiles com os meus primos (que moram ao lado da minha casa e tinham imensos playmobiles) e eles comigo e a minha irmã às barbies (embora, claro eles usassem os seus Action-men's). Com esses mesmos primos, também brincava muitas vezes a jogos de procura, como o dragon ball: um de nós os 4 escondia uns tazos especiais (mais grossos do que os outros) que eram as nossas bolas de cristal, depois traçava vários caminhos nos nossos 2 quintais (as nossas casas são casas gémeas e temos um portão a dividi-las na parte de trás) com tazos normais e depois divertiamo-nos todos a procurar as "bolas de cristal" com a pessoa que as escondia e traçava o caminho a imitar os sons do radar da Bulma. Também brincava muitas vezes a outros desenhos animados com uma outra prima minha e umas amigas, como à Sailor Moon, Pequena Sereia, etc.
Não tinhamos o hábito de jogar no computador nem falar pela internet, nem por telemóvel. Nessa altura ainda não se usavam nada desses modernismos. Poucas famílias possuíam computadores, embora já toda a gente tivesse um telefone fixo. Quando começaram a aparecer computadores em casas particulares, comecei aos poucos a ficar mais ligada a eles e hoje em dia praticamente não consigo viver sem o meu portátil. Tenho pena e ao mesmo tempo vergonha do ponto a que eu cheguei com o meu vício e infelizmente já muitas mais pessoas como eu e ainda piores do que eu. Os primeiros jogos que joguei em computador, foram os Lemmings (que ainda hoje gosto), Sokoban e o da cobra (que já não me lembro como se chamava na altura). Eram jogos ainda de disquetes (a maioria do pessoal daqui se calhar já nem sabe o que são disquetes... )

Gostava que no futuro as crianças ainda soubessem apreciar um jogo de escondidas e apanhada como eu apreciava, mas acho que isso não vai acontecer. Acredito que esse tipo de entretenimento esteja prestes a acabar, se é que ainda não acabou.

O que acham vocês? Como era/é no vosso tempo de infância? Como ocupavam mais os vossos tempos livres? Qual acham que é actualmente o tipo entretenimento mais comum?

Última edição por Starlight em Sab 21 Abr 2012, 13:43, editado 1 vez(es)

Starlight
Administradora Reformada
Administradora Reformada

Feminino

Re: Qual o tipo de entretenimento mais utilizado actualmente?

Mensagem por Tinoco em Sab 21 Abr 2012, 13:09

Agora, votei na primeira opçao porque é o que se faz mais actualmente.

Contudo, quando era uma catraia, o que fazia mais era brincar com bonecas e brincar à apanhada e tudo aquilo que era normal dos miúdos na escola. Lembro-me inclusivé que brincava à Sailor Moon e aos Digimons e afins.

Contudo, aos meus 7-8 anos começaram a aparecer aquelas cangalhadas dos game boys e playstations e afins e deixou-se de se dar tanta importância a essas coisas.

Aos meus 10 anos, todos tinham pc e telemóvel (não tanto como agora mas tinham) e as conversas iam todas à volta disso)

Eu, por acaso, só tive a minha primeira consola aos 13, o meu primeiro telemóvel aos 15 (foi inclusivé a minha prenda de aniversário do 15º aniversário e a comemoração da minha entrada no ensino secundário) e computador portátil e só meu aos meus 15 quase 16.

Depois fui vendo que as crianças desta nova geração têm dado mais importância aos jogos de consolas e afins que ao resto...

De qualquer forma, espero que isto tenha ajudado. Boa sorte com o teu projecto Star ^^

Tinoco
Ganhei o Concurso de Signs & Avatars!
Ganhei o Concurso de Signs & Avatars!

Feminino

http://socialspirit.com.br/doritadotaemin

Mensagem por jorgecr em Sab 21 Abr 2012, 14:13

Olá, bom eu estou muitas vezes ao computador em casa mas na escola brinco a sailor moon (admito ainda brinco XD mas so com um amigo) mas agora o mundo está muito mau, há muitos assaltos e coisas do genero e por isso quase não há crianças fora de casa.

É a minha opinião... ah e eu votei a 1ª

jorgecr
Classic: Pelo Poder de Júpiter!

Masculino

Mensagem por bequinhas em Sab 21 Abr 2012, 15:32

Eu votei na Primeira opção já que é o que eu faço normalmente...

Ainda assim antes de ter computador e telemóvel ainda me lembro de brincar com as bonecas, apanhadinhas, imitar os bonecos que passavam nessa altura pelo canal panda, macaca, etc. (que brinquei até aos 10 anos)Aos 8 anos recebi o meu primeiro telemóvel cor-de-rosa Esperancoso Coisa que naquela altura não ligava muito e apenas o utilizava para certos casos! Quando fiz 11 recebi o meu computador e a minha vida de criança mudou pois as novas tecnologias chegaram... E a vida tornou-se tipo "casa- estudar- computador" para algumas pessoas. Andou ai uma altura que andava tola pelo computador o que hoje em dia acho completamente absurdo porque por exemplo ler, ver um pouco de televisão, jogar cartas ou alguma espécie de jogos podem ser muito melhores do que estar horas em frente a um computador!

Por isso é que ás vezes vejo crianças com 6-7 anos já com computador, facebook, essas redes sociais todas... Ena as coisas que antigamente se brincavam e que se poderiam considerar liberdade, alegria agora parece que estão a desaparecer...

Agora com esta idade eu prefiro o computador mas sei que daqui a algum já não vou estar tão interessada nele... Os gostos mudam....

Volto a dizer votei na primeira opção!

bequinhas
R: Pelo Poder Estelar de Mercúrio!
R: Pelo Poder Estelar de Mercúrio!

Feminino

Mensagem por miriam88 em Sab 21 Abr 2012, 16:53

Epa grande duvida, pois tambem tenho grande tardes e noites com torneios e guerras de monopolio...Mas a area das tecnologias vence sem duvida e infelizmente nao podemos viver sem ela, se bem que adorava por vezes viver longe do vicio que é a net e o telele.

Sinto falta daqueles momentos em que as brincadeiras eram ao ar livre e nao sempre no psp e no pc a jogar e a falar com os amigos, tive uma grande infancia longe disso, e agora ate mete nervos ...parece que nem sabemos viver sem tecnologias.

miriam88
S: Pelo Poder Cósmico da Lua!
S: Pelo Poder Cósmico da Lua!

Feminino

Mensagem por SofiaFlower em Dom 22 Abr 2012, 04:07

Isto parece telepatia Star, também já tinha pensado criar um tópico deste género, já é para aí o 3º tópico que crias em pouco tempo que também já me tinha lembrado de criar x'D

Votei em: Entretenimento electrónico (computador, telemóvel, consola, etc)

Penso que depende da idade e das condições que cada um tem.
Tal como a Star, quando era criança adorava jogar às escondidas, à apanhada, à Sailor Moon nos intervalos da escola (LOL), gostava de ajudar a minha avó nas compras, adorava jogar às cartas, dominó e ao "jogo da sardinha" com o meu avô. Quando ia de férias com os meus primos geralmente levávamos jogos de "tabuleiro" tipo o jogo da Glória, Monopólio, entre outros do género, então era mais jogos de estratégia.
Por ser filha única e ser um pouco "maria-rapaz" se estivesse sozinha brincava com carros, berlindes, legos, puzzles. Nunca fui muito fã de bonecas, preferia sempre carros a bonecas.
Actualmente, sinto que onde passo mais tempo e onde me "divirto" mais é sem dúvida a jogar no PC, seja em sites ou em jogos mesmo instalados no computador em si, por isso votei na primeira opção.

Se tivesse que analisar toda a minha vida diria que:
Dos 0 aos 6 anos, seria a segunda opção e a última;
Dos 7 aos 9 anos, seria a segunda opção e a terceira opção;
Dos 10 anos aí até aos 12 ou 13 anos, seria a segunda opção.

Sim, tive computador aí com 10 anos em casa, mas sem Internet até eu ter 13 ou 14. Inicialmente só tinha os jogos de PC que saiam nos cereais tipo Chocapic e afins, por isso a opção que escolhi agora só se veio a verificar desde os 14 até agora - 20 anos - mas actualmente penso que é mesmo assim.

As crianças hoje em dia têm mais facilidade em trabalhar com a tecnologia.
Não só existem aqueles computadores para mais novos com jogos que incentivam a aprender letras, palavras, números, etc, mas como também em casa aprendem logo com os pais, irmãos, primos, como exemplo disso tenho uma prima que ainda vai fazer 4 anos e já mete o Ruca no computador que é Macintosh ainda por cima, já quase nem tem que pedir ajuda, já sabe ligar.
Num dos aniversários que houve cá em casa, a "piquena" é que queria tirar as fotos com a minha máquina porque dizia que já sabia x'D coisas que por exemplo se pedir aos meus pais para me tirarem uma foto nem sabem qual o programa apropriado para tirar fotos naquele momento e ainda perguntam "onde se carrega?" para tirar mesmo a foto.
Já não há a segurança que havia antigamente para brincarem na rua. Apesar de que sempre houve raptos e tudo mais, penso que hoje em dia o caso é muito mais sério dado ao aumento da criminalidade.
Existem também muitos mais perigos na rua, muitos mais carros, gente que anda aí num género de rally e que não tem respeito pelos outros, etc...
Por isso acho que hoje em dia se adequa mais mesmo a primeira opção e é a que está a predominar. No fórum há pessoas de diversas idades mas penso que até entre os mais novos é a que predomina mais.
Lamento que seja assim, acho que há brincadeiras/entretenimento pelos quais as crianças deviam passar e divertir-se tal como nós passamos quando éramos mais novos.

SofiaFlower
Moderadora
Moderadora

Feminino

Mensagem por zirateb em Dom 22 Abr 2012, 04:07

Escolha dificil. Por um lado como a maioria voto na primeira opção mas por outro a 2º opção. Eu ainda hoje gosto de jogar jogos físicos: montar puzzles mas cheguei a um certo ponto que perdi certa paciência. Agora que tenho sobrinhos a paciência voltou.
Quanto à infância... Bem sou da velha guarda! Não havia cá internet ( apesar de ter pc desde criança), nem telemóveis, nem consolas e sabem o que mais? Era Feliz.
Jogava computador mas também fazia outras que hoje em dia a criançada não faz... brincava à sailor moon, pegava nas barbies e brincava à sailor moon com elas, brincava com nenucos e as minhas louças.
Uma infância diferente e feliz.

PS: Starzinha eu sei o que são disquetes Matreiro

zirateb
SS: Pelo Poder do Cristal de Marte!
SS: Pelo Poder do Cristal de Marte!

Feminino

http://yunime.ativoforum.com/

Mensagem por Freyja em Dom 22 Abr 2012, 19:17

Oh 'atão, falta a opção cultural... ler livros, ouvir música, escrever, visitar museus quando se pode e se tem dinheiro. Acho que faltava ai essa opção, pois seria aquela que eu iria escolher, sendo assim não consigo votar Matreiro

Apesar das outras opções me relembrarem a minha infância, tive algumas bonecas e adorava trocar as roupas e enfiar as bonecas todas no banho, mas o certo é que as brincadeiras que mais tinha eram na rua com os meus amigos de infância, jogar futebol, as escondidas e por ai fora. Era assim que passavamos o tempo e com certeza que eramos mais saudáveis, na altura não me queixava de estar cansada como agora me queixo.

Deixei de brincar com bonecas aos 11, por ai, na altura não tinha computador sequer e a primeira e única consola que tive foi um Game Boy Color aos 12 anos que ainda funciona, só para vocês verem, só tive computador aos 15 anos e sinceramente até àquele ponto não me tinha feito falta, se eu disser a uma criança com dez anos que lhe vou tirar o computador com certeza que me fará uma birra, ou quase. Tenho saudades desses tempos, em que praticavamos uma vida mais saudável, a verdade é que também não havia tanta insegurança, se bem que aqui a minha zona é um pouco insegura, mas nós cá nos sabiamos defender, andavamos em grupo e tal. Tenho saudades das brincadeiras que inventavamos na altura, hoje em dia não vejo nenhum miúdo aqui na minha zona a brincar na rua ou a andar de bicicleta, devem passar a vida em casa, agarrados ao PC e à Playstation ou parecido.

Freyja
R: Pelo Poder Estelar de Marte!

Feminino

Mensagem por Starlight em Dom 22 Abr 2012, 20:25

Para incluir essa opção, a pergunta teria que ser feita de forma diferente: Qual o tipo de entretenimento que vocês mais utilizam?

Porque ler, escrever, visitar museus são hobbies que estão mesmo muito longe de ser os mais populares. Os livros e a escrita antigamente não estavam ao alcance de muita gente. Em tempos (em que a maioria de nós ainda não era nascido) apenas os homens e não eram todos, é que podiam ir à escola. Mais tarde é que esta aprendizagem se foi alargando até que se tornou obrigatória. Mas penso que nunca houve nenhuma época em que fosse esse tipo de coisas que a maioria das pessoas faria. Penso que por ser algo que faz obrigatoriamente parte do dia a dia de toda a gente, há mais repulsa por estes hobbies. Eu sei que quanto mais me tentam impingir algo que eu não gosto, mais a detesto e só a faço contra vontade e se tiver oportunidade nem sequer a faço. Lembro-me que no nosso tempo de infância, ninguém gostava de ir às aulas, toda a gente dava tudo por tudo para se escapar de uma aula. Se as pessoas são obrigadas a ler e escrever na escola durante tantos anos, provavelmente a maioria delas não tem nenhum interesse em continuar a ler e escrever fora dela. Eu por acaso sempre gostei imenso de ler, mas confesso que só leio se achar que é realmente um bom livro depois de ter lido não sei quantos resumos e spoilers. Mas a maioria das pessoas a quem pergunto se gostam ou costumam ler, responde-me que detesta, ou então "só pequenos textos no computador".

Eu lembrei-me dessa opção, tal como o desporto, que muitas pessoas gostam de praticar (mais uma vez, como eu Matreiro), mas acho que são coisas que estão mesmo muito longe de ser o o maior entretenimento da maioria das pessoas. Pensativo

Starlight
Administradora Reformada
Administradora Reformada

Feminino

Mensagem por Freyja em Seg 23 Abr 2012, 09:24

O desporto poderia ir de encontro aos jogos físicos, a parte da leitura acho realmente muito importante, infelizmente é com muita pena que digo isto, mas os jovens portugueses devem ser os jovens que menos interesse têm em ler, o que é um hábito péssimo na minha opinião, porque depois é reflectido na ignorância extrema. È usual eu ler no perfil de alguém no facebook, quando chegamos à parte dos autores favoritos e livros favoritos, alguém escrever: não gosto de ler, pessoas com idade já para terem juízo. Claro que felizmente há jovens que gostam de actividades mais culturais. Este assunto dava pano para mangas, mas não me quero estender muito num off-topic, sobre os maus hábitos dos nossos jovens, que deveriam apostar na cultura e não o fazem.

Freyja

Feminino

Mensagem por jorgecr em Seg 23 Abr 2012, 09:35

Pois Freyja concordo contigo mas acho que as crianças com a minha idade não podem ir a rua sozinhos sem os pais pois pode haver ladrões (que hoje em dia acho que ha muitos) e também já nem se ve quase crianças a brincar na rua...

jorgecr

Masculino

Mensagem por Freyja em Seg 23 Abr 2012, 17:48

Se for num sítio seguro, perto de casa e com mais amigos e com o um adulto por perto não há perigo Jorge, só que simplesmente hoje em dia as crianças estão rodeadas de tanta tecnológia que acabam por não saber conviver com os outros miúdos, o que afecta a parte social, mas como disse não quero entrar em grandes pormenores Wink

Freyja

Feminino

Mensagem por ana claudia em Ter 05 Jun 2012, 15:52

Bem eu respondi com a 1 opção, como é óbvio e gostei de um factor nesta pergunta.

Ela acaba por fazer-nos pensar no passado e no como passamos os últimos anos das nossas vidas e como nos entretínhamos.

Como quase todos falaram, também vou dizer a meu respeito XD

Como a Star referiu antigamente ao inicio era raro a ver pc's em casa das pessoas, eu como o meu pai era engenheiro e gostava de informática na época sempre tive um computador em casa.

Aprendi a mexer nele com cerca de 3 ou 4 anos para jogar a jogos das caixas de cereais entre outros que o meu padrinho me oferecia das revistas.

Apesar de tudo brincava mais com bonecas, dinossauros e coisas assim, também me lembro de estar no recreio a brincar a sailor moon, digimon e pokemon ( era tão awesome *_*)

Quanto ao telemóvel tive a partir dos 10 anos, mas nunca lhe liguei muito, acho que só me compraram o meu nokia 3310 para emergências visto que ia para a escola sozinha e a minha mãe trabalhava era a forma que ela tinha de achar que eu estaria mais segura penso eu.

Lembro me que tive uma playstation 1 quando entrei no 3ºano ( a melhor parte foi a vez que chorei a dizer que queria ficar em casa a jogar e não ir a escola XD ).

Também tive um gameboy mas isso penso que ja tinha quase 10 anos senão tinha mesmo...não sei porque desse não guardei datas '-'

A bem dita internet foi a que chegou mais tarde lá a casa se bem me lembro ate antes de entrar neste foram, talvez 2005 eu só tinha 24 horas de net por mês e penso que só em finais de 2006 passei a ter a net como a conheço hoje! (sinceramente eu acho que 24 horas era muito pouco mas eu vivia na mesma e as vezes nem gastava)

Concordo que os miúdos de hoje tem tudo mais cedo, conheço um caso de um menino pequeno que já com uns 5 anos prefere tar no pc que sair de casa...por isso qualquer dia já nascem com os portáteis agarrados XD

Por fim um aparte Freyja eu acho que nem é só ficarem em casa agarrados as coisas, não sei porque mas penso que as ultimas gerações ainda temem mais andar sozinhos na rua que as antigas! Eu com 8 ou 9 anos ia ate ao fundo da rua buscar o pão e rebuçados e assim, todas as tardes que não tinha aula. Hoje em dia sei de crianças que simplesmente ate ir ao fundo da rua sozinhas lhes parece perigoso, tanto a eles como aos próprios pais, eu acho um exagero. '-'

Sim devemos ter cuidado com as crianças, mas meu Deus eu também andei a brincar e a passear na rua e nunca me fizeram nada...e sinceramente não acho que em 10 anos as coisas tenham mudado porque também havia raptos antes, se formos por ai... ^^'

ana claudia
SS: Pelo Poder do Cristal de Júpiter!
SS: Pelo Poder do Cristal de Júpiter!

Feminino

http://sailormoon-sun.darkbb.com/portal.htm

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 07:06

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: