[Livro] Os Jogos da Fome

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Livro] Os Jogos da Fome

Mensagem por lulumoon em Dom 27 Fev 2011, 14:35

Sinopse(retirada do wook):

Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do
Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a
partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de
ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois
adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo
sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final,
apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma
adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais
nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss
conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e
personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Podem ler o 1º Capitulo aqui: http://www.wook.pt/ficha/os-jogos-da-fome/a/id/2843156
-------
Pessoalmente, depois de ler o primeiro capitulo, fiquei muito curiosa, e assim que puder compro-o! A Historia e o enredo parecem ser fenomenais e tocantes, e até agora ainda não li nenhuma critica negativa!

Já alguém leu algum dos livros?

lulumoon
S: Pelo Poder do Prisma Lunar!

Feminino

Re: [Livro] Os Jogos da Fome

Mensagem por Akemi em Sab 05 Mar 2011, 13:00

Nunca li, mas também estou curiosa, tenho ouvido falar muito bem desta trilogia! E depois de ler o primeiro capítulo ainda mais.

Reparei foi numa coisa: cada livro não é muito fininho? o.o Pelos vistos o primeiro só tem 260 páginas. Preferia que fosse maiorzinho, mas pronto, pode ser que a qualidade compense a quantidade. x)

Akemi
R: Pelo Poder Estelar de Marte!
R: Pelo Poder Estelar de Marte!

Feminino

http://tvdportugal.forumeiros.com

Mensagem por lulumoon em Sex 30 Mar 2012, 11:47

Vi o filme ontem! Gostei bastante! ^^ infelizmente não tive a oportunidade de ler o livro antes, como pretendia, e talvez por isso não tenha ficado desiludida!
A historia é original, na minha opinião e isso foi o que mais gostei!
Spoiler:
Detestei o facto de a Katniss fingir estar apaixonada pelo Peeta! Mal disposto' Mas ainda tenho fé que ela comece a gostar um bocadinho dele, a não ser que, como parecia, o Gale sinta alguma coisa por ela e decida lutar. Adorei o Cinna! A sério ele era um charme, super cavalheiro e amigo! O trabalho que ele fez com eles foi espetacular!

Enfim, tenho mesmo que ler para entender melhor a historia! MAs aconselho, é um filme interessante e evolvente!

PS: Fica aqui o trailer:

lulumoon

Feminino

Mensagem por Sailor S em Sex 30 Mar 2012, 12:26

Não li os livros, e provavelmente não fosse ter visto o filme na 4ª feira e adorado, nem ponderaria pois livros pequenos nunca lhes pego Razz se um livro de 500 páginas me dá para dia e meio se for um bom livro... Matreiro

Mas vi o filme e agora tenho curiosidade em ler os livros, até para conhecer o resto da história.

Parece-me uma clara crítica à socidade, actual e antiga... Acho que tem ali um conjunto de sátiras à história mundial... É um filme que envolve muito jogo psicológico, na minha opinião.

A histórias está incrivelmente genial, e inteligente, e nunca pensei que viesse de um livro "juvenil".

Sailor S
Administradora Reformada
Administradora Reformada

Feminino

http://www.fanfiction.net/~jisnunes

Mensagem por Char em Sex 30 Mar 2012, 16:03

o livro é juvenil? eu tambem achei estranho o livro ser tao pequenino.. a katniss pode nao estar apaixonada pelo peeta mas acho que ela fez aquio pq gosta dele, tem carinho por ele

Char
Classic: Pelo Poder de Mercúrio!

Feminino

Mensagem por Tixa_Xana em Sab 31 Mar 2012, 12:17

Sailor S escreveu: Não li os livros, e provavelmente não fosse ter visto o filme na 4ª feira e adorado, nem ponderaria pois livros pequenos nunca lhes pego Razz se um livro de 500 páginas me dá para dia e meio se for um bom livro... Matreiro

Mas vi o filme e agora tenho curiosidade em ler os livros, até para conhecer o resto da história.

Parece-me uma clara crítica à socidade, actual e antiga... Acho que tem ali um conjunto de sátiras à história mundial... É um filme que envolve muito jogo psicológico, na minha opinião.

A histórias está incrivelmente genial, e inteligente, e nunca pensei que viesse de um livro "juvenil".

Estou como tu Sailor S nunca li os livros, mas depois de ter visto o filme no Domingo passado fiquei com imensa vontade de reler os 3, até já estou a meter dinheiro de parte para poder comprar a trilogia Matreiro

Porque a história, apesar de ser um pouco macabra a meu ver (refiro-me ao jogo em si e as pessoas seleccionadas para jogar), é absurdamente fantástica. Para além do que já referiste, também temos ali um pouco de referência do fascismo, penso.

E sim Char é um livro classificado como juvenil, apesar de não o achar, de todo!

kamsa hamnida Dumpling saranghae :3

Gang dos Subornos dos Ovos Kinder

A última Lágrima da Guerreira Lunar

Tixa_Xana
S: Pelo Poder Sagrado de Plutão!
S: Pelo Poder Sagrado de Plutão!

Feminino

Mensagem por lulumoon em Sab 31 Mar 2012, 13:07

Na wook dá para comprar a triologia toda por 26 euros, se não me engano.
Fica mais barato do que comprar um a um!
Eu adorei a historia a partir do momento que li o primeiro capitulo na Wook! <3 Achei um filme juvenil diferente. Não era o tipico amor, amor, amor, tragédia, amor! Tem mais qualquer coisa. O próximo que espero ver no cinema é a Cidade do Ossos. Estas dois filmes são os mais esperados pelo publico juvenil, apesar do outro ainda estar muito atrasado! Matreiro

lulumoon

Feminino

Mensagem por Bahnny em Sab 31 Mar 2012, 13:40

É uma excelente triologia que tenho a certeza que muitas pessoas daqui vao adorar! E considerem-se sortudos os que viram primeiro o filme, porque para variar, não chega aos calcanhares dos livros x)

Nao que o filme esteja mau, mas corta a essencia dos livros, penso q isso também aconteca porque como os livros sao pequenos, nao há quase nada que se possa cortar por ser menos importante, o que faz com que acabem por cortar coisas importantes.

Critico apenas a escolha da actriz que faz de Katniss, acho a lindissima e até pode ser boa actriz mas nao consegue fazer justiça á personagem descrita no livro como "uma força da natureza e um simbolo da revolta".

Lulumoon

Spoiler:
acredito que só vendo o filme tenhas ficado com essa impressao de que a Katniss estava a fingir gostar do peeta, mas pelos livros acabas por perceber que nao é tudo fingido, antes pelo contrario, ela apenas nao consegue perceber e começa por dizer que é apenas para salvar a vida do Peeta, sem se aperceber q nao é!
mas acho q vais gostar dos livros Smile

Bahnny
S: Pelo Poder Cósmico da Lua!

Feminino

Mensagem por lulumoon em Sab 31 Mar 2012, 15:20

Ah Esperancoso Bahnny, fico feliz por saber disso! Agora é que tenho mesmo vontade de ler o livro! Alem disso, eu pelo 1º capitulo que li na Wook percebi logo que cortaram pormenores no filme, como por exemplo as "inscrições" para os jogos. No filme só fazem referencia ao numero de vezes que o Gale se inscreveu, mas não explica o porquê. Achei que foi uma falha. Fui com uma colega ver e tenho a certeza que ela não deu importância àquilo porque não percebeu! É por estas e por outras que gostava muito de comprar a triologia! Smile

lulumoon

Feminino

Mensagem por Carlie Masen em Sab 31 Mar 2012, 15:31

Vi o filme recentemente e adorei! Very Happy
Fiquei cheia de vontade de comprar os livros, para saber o que acontece a seguir.
Lulumoon - Também não percebi isso das inscrições...Está explicado no livro?

Carlie Masen

Feminino

Mensagem por Char em Sab 31 Mar 2012, 20:37

na altura em que a katniss se estava a despedir da familia ela diz a prim para nao aceitar comida nem favores porque isso eram so desculpas para porem o nome dela mais vezes na lista... por aqui percebe-se mais ou menos como aquilo funciona mas sim acho feio nao terem explicado bem Sad nao sei o qq o gale possa ter feito para ter o nome na lista 40 e tal vezes

Char

Feminino

Mensagem por lulumoon em Dom 01 Abr 2012, 05:08

Carlie Masen, sim acho que nos livros explicam. Pelo que percebi, os tributos podem se inscrever varias vezes em troca de comida, o que faz com que a probabilidade de eles serem escolhidos seja maior.
Spoiler:
Por exemplo, o Gale tem 40 e tal inscrições, logo, tem 40 e tal pepeizinhos com o nome dele para ir a sorteio, e assim, a probabilidade dele ir jogar é maior. Já por isso ele em conversa com a Katniss disse que as probabilidades estavam contra ele, porque nunca tinha saido o nome dele mesmo tendo tantas inscrições. Já a Prim só se inscreveu uma vez e saiu-lhe logo o nome. Foi azar!

Como não li o livro não sei se é bem isto, mas acho que é algo do género! Wink
Mas realmente achei que foi uma falha não explicarem isso. Desiludido

lulumoon

Feminino

Mensagem por Bahnny em Dom 01 Abr 2012, 16:04

Lulumoon, é exactamente isso! Tenho a certeza que se eu nao tivesse lido o livro, nao tinha percebido isso :/ foi uma das coisas que eu comentei mal vi o filme, e também reparei que uma rapariga que foi comigo que também não conhecia a história nao deu importância a isso.

Outra coisa que me espantou foi o facto de existir ali uma troca de personagens. No livro, não foi a Prim quem deu o alfinete do Mimo-Gaio á Katniss, mas sim uma rapariga que vai ter um papel mais ou menos importante nos outros livros e que não aparece no filme. Estou deveras curiosa para ver como vão dar a volta aquilo!

O que me deixa também triste é uma parte divertida do livro que foi quase cortada do filme, que é a preparação da katniss fisicamente pelos estilistas Esperancoso

Bahnny

Feminino

Mensagem por Carlie Masen em Dom 08 Abr 2012, 14:28

Comprei finalmente os livros!! Simpatico2
Não resisti e comprei logo o segundo e foi aí que me deparei pela primeira vez com a Madge, tal como a Bahnny referiu a rapariga que deu o mimo-gaio à Katniss...
Resultado, fui a correr comprar o primeiro Matreiro

Bahnny - Estou ansiosa por ver essa parte do livro Wink

Carlie Masen

Feminino

Mensagem por Maylene em Seg 14 Maio 2012, 03:25

Vi o filme e foi ele que me levou a comprar a trilogia. Como foi dito, de forma alguma compraria esta trilogia se não tivesse visto o filme. E mesmo assim para ver o filme tive de ser arrastada para o cinema porque era daqueles filmes que não veria por nada a não ser que desse na tv e não tivesse mesmo mais nada a fazer. Mas depois no cinema bastaram uns 20 minutos para me apaixonar e depois nem arrastada me tirariam dali

Foi sobretudo a relação entre a Katniss e o Peeta (que me desiludiu no filme porque estava à espera de um pouco mais) que me despertou a curiosidade para ler os livros. Aliás, até fui ontem à feira do livro para os trazer. Como já sei que há muita coisa que não aparece no filmes e ainda alteram outros coisas, comecei a ler o primeiro livro e é dele que vou falar.

Vi que tiveram dúvidas relativamente às inscrições. Quando vi o filme não dei qualquer importância mas quando li o livro vi que foi uma falha não terem explicado porque lá está muito bem explicado. As crianças inscrevem-se pela primeira vez aos 12 anos e metem um papel com o nome deles naquelas bolas de selecção. No ano a seguir e como já estão um ano mais velhas em vez de novamente um papel com os seus nomes, colocam 2 papeis sem remover o que já lá estava do ano anterior (ou seja aquela pessoa já tem 3 hipoteses de ser escolhida no meio das outras todas). As crianças podem ainda vender o seu nome em troca de comida as vezes que quiserem. Ou seja, as probabilidades só somam.

E esta foi logo a primeira diferença que encontrei no livro. No filme a Katniss está super preocupada com a possibilidade da irmã ser escolhida e no livro ela nem sequer se rala com isso. A irmã apenas tem lá dentro um papel misturado com os milhões do distrito e há pessoas como o Gale que têm lá dentro 40 e tal papeis (e que grande pontaria ser ela a escolhida ).

Ainda vou a metade do livro, mas para já estou a adorar. Está tudo muito bem explicado, é muito fácil enquadrarmos o que vimos no filme consoante o que é escrito no livro. Neste ponto foi uma adaptação perfeita.

O que não gostei no livro foi o facto de estar escrito na primeira pessoa. É a Katniss que conta a história da sua perspectiva, o que para mim foi a minha maior desilusão ao ler o livro. Ao ser na primeira pessoa, ela centra-se nos seus próprios sentimentos e não percebemos as motivações de quem a rodeia. Ela descreve tudo do seu ponto de vista e sinto que há muito coisa que fica por dizer. Neste aspecto o filme era muito mais rico.

De facto é um livro juvenil. Está escrito para os jovens, embora o seu tema seja um pouco complexo, na minha opinião. No livro é retratada uma sociedade do terceiro mundo, onde reina a fome e a raiva. É como se fosse uma sátira à nossa sociedade actual e muito bem conseguida. Mas por estar escrita numa linguagem leve e muito acessível, não adquire o impacto literário que poderia ter de outra forma.

Em suma, para já estou a gostar. Estou mortinha para concluir o primeiro livro e passar ao segundo porque é aí que tudo se torna mais interessante (afinal sei o que acontece no primeiro livro e não no segundo). Tenho pena por serem muito pequenos. 250 páginas leem-se num dia se realmente foram boas e não dá para saborear muito. Mas se for uma boa história, de certo que tirarei prazer de uma obra tão curtinha.

Maylene
R: Pelo Poder Estelar de Júpiter!

Feminino

http://www.facebook.com/philippamarquis

«

Mensagem por Lolli em Seg 14 Maio 2012, 13:19

Eu li os 2 primeiros da trilogia antes de ver o filme.(Quer dizer, eu só acabei o segundo livro ontem e vi o filme há 3 dias mas prontos.
Tecnicamente li os dois livros antes de ver o filme )

Como li primeiro o livro fiquei desiludida com o filme em algumas coisas mas mesmo assim acho que o filme está muito bom.
Acho que eles exploraram muito pouco por exemplo a relação da Katniss com o Peeta e com o Cinna.

Eu gosto muito da história em si, muito bem elaborada e como é complexa eu acho que se não tivesse lido primeiro o livro nunca tinha entendido o filme porque há mesmo muitas coisas em falta, que são no meu ver vitais para se perceber bem a história, o livro explica-nos tudo mesmo, eu entendi facilmente as coisas com o livro mas quando fui ver o filme fiquei com a impressão que não iria perceber nada se não tivesse lido.(E até não tinha percebido algumas coisas sem o 2º porque no filme eles falam do Seneca Crane, o produtor dos jogos, e ele só é falado no segundo livro. A Katniss fala dos produtores dos jogos no 1º livro, mas nome do Seneca só é mesmo referenciado no 2º)

Também já referiram a cena das inscrições por isso não vale a pena falar, mas foi um erro, um pouco grave não terem explicado isso.
Uma coisa a que achei piada foi à Rue do filme...Ela de facto é parecida com a Prim, não haja dúvida
A cena do alfinete no filme acho que perdeu muito o seu valor Katniss compra-o no mercado e no livro o alfinete é lhe oferecido pela filha do presidente do Distrito 12, a Madge...
Eu adorei o segundo livro também, ainda não comprei o 3º porque ainda não tive tempo mas estou tão mortinha por ler que nem imaginam. O final do 2º deixou-me tão "OMG, NEED THE NEXT ONE. I NEED IT." mas como há gente aqui que ainda não leu, não me vou por a dar spoilers, só digo que é tão bom senão melhor que o primeiro e como já disse o final é mesmo de nos deixar a morrer por ler o próximo 8D
E a Katniss é tão tapadinha, meu deus, coitadinha. Eu às vezes até me ri de tão tapada que ela é...

O meu personagem favorito é o Cinna dsfjsdnfsjkfsngsfer. Adoro-o mesmo,
gosto mesmo da personalidade dele e da maneira como trata a Katniss, é um amor ;A; mas fiquei muito desiludida com o Cinna do filme, deixou muito a desejar. Também gosto imenso do Haymitch e do Peeta. Ahh e a Foxface(Raposa, em português) e também acho muita piada ao Finnick e à Johanna mas esses dois só aparecem no 2º livro.

A quem já viu o filme aconselho a ler o livro a quem ainda não viu, aconselho mesmo a ler primeiro antes de ir ver o filme porque torna-se tudo mais claro. Eu vi o filme com a minha mãe e como ela não tinha lido o livro fez-me todas as perguntas e mais algumas e eu tinha de lhe explicar tudo

Lolli
Ganhei o Concurso de Signs & Avatars!
Ganhei o Concurso de Signs & Avatars!

Feminino

http://cloudwon.tumblr.com

Mensagem por Maylene em Ter 15 Maio 2012, 03:10

Lolli escreveu:
A quem já viu o filme aconselho a ler o livro a quem ainda não viu, aconselho mesmo a ler primeiro antes de ir ver o filme porque torna-se tudo mais claro. Eu vi o filme com a minha mãe e como ela não tinha lido o livro fez-me todas as perguntas e mais algumas e eu tinha de lhe explicar tudo

Por acaso eu aconselharia antes ao contrário. Primeiro o filme e depois o livro. E digo isto pela minha experiência pessoal. Vi o filme muito antes de ler o livro (estou prestes a terminar o 1º livro) e adorei tanto o filme como o livro. É verdade que o filme tem falhas relativamente ao livro e como ainda não li o segundo não sei se são falhas fatais ou não mas a verdade é que quando vi o filme em geral tudo fez sentido e aqueles pequenos pormenores que não estavam lá explicados devidamente passaram-me completamente ao lado. Pelos comentários aqui parece que aconteceu o mesmo com muitas mais pessoas. Só as pessoas que lerem os livros ou viram o filme mais que uma vez é que deram por eles.
Portanto apreciei muito o filme e agora ao ler o livro é como se estivesse a integrar as imagens do filme nas descrições do livro. E assim consegui apreciar ambos.

O único contra que encontro para justificar as pessoas a lerem primeiro o livro é que após verem o filme é muito fácil imaginar as personagens do livro como as personagens do filme, e na verdade há muitas descrições de personagens que não correspondem inteiramente aos actores e logo aqui perde-se um pouco da capacidade imaginativa do livro. Por exemplo, eu nunca imaginaria a Rue como alguém parecido com a actriz do filme, mas ao mesmo tempo o facto de já ter uma imagem da Rue quando li o livro facilitou-me imenso a leitura do livro.

E como referi anteriormente, se não tivesse visto o filme nunca teria lido os livros. O filme consegue ser tão especial que provoca exactamente isto nos seus espectadores. De todos os meus amigos que foram ver o filme, todos querem ler os livros.

Maylene

Feminino

Mensagem por Carlie Masen em Ter 15 Maio 2012, 14:42

Já acabei de ler os livros, mas tenho-me esquecido de vir comentar... ^^'
Adorei, estou ansiosa pelos outros dois filmes!!

Lolli escreveu:(E até não tinha percebido algumas coisas sem o 2º porque no filme eles falam do Seneca Crane, o produtor dos jogos, e ele só é falado no segundo livro. A Katniss fala dos produtores dos jogos no 1º livro, mas nome do Seneca só é mesmo referenciado no 2º)

Pois, eu também fiquei intrigada com isso...
No 1º até falam do nome de outro em específico, mas nunca do Seneca Crane, no 2º o nome dele "caí lá de paraquedas"! Matreiro
Não percebo o porquê disto, talvez tenha sido um erro por distracção, ou a autora quis incluir um nome em específico...não sei.

Carlie Masen

Feminino

Mensagem por Maylene em Sex 01 Jun 2012, 04:50

Por aqui também acabei de ler. Foi uma experiência de leitura incrível. Até me deixou a pedir por mais no final.

Então vou comentar um pouco sobre os livros sem spoilar para quem gostou do filme e tem alguma curiosidade sobre a continuação mas ainda não pode ler os livros:

Os livros são escritos na primeira pessoa do singular, ou seja, a história é toda contada pela Katniss. Neste aspecto fiquei muito desiludida com os livros à primeira vista porque sinto-me mais dentro do livro se a história for contada pelo autor. Depois há muita coisa que escapa à Katniss e que são peças fundamentais para a história e que não temos qualquer meio de saber o que realmente se passou a não ser que imaginemos. Neste aspecto achei o filme mais rico. Mas por outro lado é algo com que nos habituamos e passado alguns capítulos já é perfeitamente normal estarmos a ler só os pontos de vista da Katniss. E ao fazer esta referência lembrei-me de uma coisa muito interessante na Katniss. Todos os capitulos parece uma pessoa extremamente simples e normal (provavelmente como nós) e de repente percebemos que não é bem assim...

Spoiler:
E que na verdade ela é louca! Ela acaba por se enlouquecer no decorrer da história sem nos apercebermos já que apenas temos acesso à opinião dela.

Livro 1
O primeiro livro não há muito para dizer. O filme foi-lhe extremamente fiel. Assustadoramente fiel na minha opinião. É verdade que há pormenores que foram deixados de lado mas eles tbm não muito importantes para a história avançar e tudo o que é essencial no livro está presente no filme e de melhor forma ainda porque no filme não vemos só a Katniss mas tudo o que a rodeia.

Livro 2
Então passando ao segundo livro. Para mim foi o melhor dos três livros. 1º - já conhecia as personagens; 2º - está cheio de Peeta e eu adoro a sua personagem; 3º - tem Gale e apesar de não ter sido a minha personagem favorita foi neste livro que comecei a gostar dele; 4º - tem jogos novamente e que na verdade é o mais estimula a leitura.

Não quero spoilar muito mas tbm não acredito que ninguém não saiba disto. Eu própria sabia após ter lido o resumo do livro e sem ninguém que me tivesse dito. Neste livro os Jogos voltam a realizar-se e obviamente que a Katniss é atirada novamente para a arena. Mas é nesta arena que acontecem coisas mais interessantes que na arena anterior e foi sobretudo o ponto forte do livro.

É neste livro também que fica decidida o tipo de relação que a Katniss irá ter com o Peeta e com o Gale.

Este provavelmente será o filme que mais esperarei para 2013.

Livro 3
Este livro foi uma pequena desilusão. Enquanto que os outros livros devorei em 2 dias, este livro arrastou-se por mais 3 dias além do esperado. Isto porque há um ritmo que se quebra e que já vinha dos livros anteriores. A famosa luta dos distritos contra o Capitólio desperta e é neste cenário que lemos os livros. Só lutas e mortes e tantas mortes que até perdemos a noção delas. Chegou a um ponto em que muitas personagens morreram num capitulo e eu só me apercebi que tinham morrido 2 caps à frente, ou que elas morriam e mesmo que fossem personagens de que gostava bastante apenas dizia: "lá se foi mais um, venha o seguinte".

Depois, este é um livro onde não há jogos. Logo ai perde-se todo o encanto da história. Não há jogos, há demasiadas lutas, demasiado sangue e demasiada dor.

Depois tbm não há Peeta. Ele aparece muito pouco no inicio e fiquei muito triste com isto. Em contra-partida há Gale e há outras personagens fantásticas mas eu gostava tanto de Peeta!

E pronto. O final não é nada de especial mas ainda apresenta algumas surpresas.

Foi uma trilogia fantástica e que até estou a pensar em reler lá mais para a frente. Agora resta aguardar pelos 2 filmes que faltam e esperar que sejam tão maravilhosos como os livros.

Maylene

Feminino

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:11

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: