[Anime] Natsume Yuujinchou + Zoku Natsume Yuujinchou

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Anime] Natsume Yuujinchou + Zoku Natsume Yuujinchou

Mensagem por *Kaoru em Qui 29 Jul 2010, 18:45

Decidi fazer um post sobre as duas séries porque vi-as relativamente muito perto e não consigo as consigo distanciar o suficiente para fazer uma review de cada uma. Espero que não se importem!

Natsume Yuujinchou é um anime que integra as categorias de Drama, Fantasia, Sobrenatural, Slice of Life e Shoujo. Só discordo desta última. E já explico porquê.

Natsume Yuujinchou (ou "O Livro de Amigos de Natsume") podia ser um anime como todos os outros que têm surgido sobre espíritos. Mas não é. A história segue as aventuras da personagem principal, Natsume, um rapaz que podia ser normal, se não fosse a sua habilidade para ver espíritos. Por causa desta sua capacidade, Natsume sempre foi um rapaz muito solitário, já desde a sua infância. Como os seus pais morreram quando ainda era uma pequena criança, foi "saltando de casa em casa", mas como se comportava de forma algo bizarra, todos o iam rejeitando. Até que Natsume acaba por se mudar para a casa dos Fujiwara, uma simpática família. No entanto, Natsume continua a não ter descanso, por mais que se esforce ter uma vida normal: é perseguido por espíritos, que reclamam e desejam o "Livro de Amigos" que pertenceu outrora à sua avó, Natsume Reiko. Este livro não é nada mais que uma colecção de nomes de demónios que a avó de Natsume, já falecida, derrotou, e é muito poderoso, porque ter o nome de um demónio significa exercer o seu controlo. E é aqui que eventualmente Natsume se cruza com Madara, um poderoso demónio que assume a forma dum gato e que também deseja o livro. Aceitando tornar-se seu guarda-costas, com a condição de ficar com o livro depois de Natsume morrer, Madara junta-se a Natsume, que começa a devolver os nomes aos demónios.

Este anime é o que eu chamo um verdadeiro slice of life. Começamos, na primeira temporada, por acompanhar a vida de Natsume, agora que descobriu o livro que herdou da avó. Percebemos como Natsume sempre foi um rapaz solitário, sem amigos. Sem ninguém. Rejeitado por todos pela sua habilidade, o que o tornava estranho e mentiroso. Natsume acaba por se identificar um pouco com os demónios que vai encontrando: todos muito solitários, sozinhos, abandonados ou temidos pelos humanos. E é nesses demónios que Natsume vai encontrando, as pequenas histórias que constroem os episódios que fazem deste anime uma bonita série. A primeira temporada, aliás, passa-se durante o Verão. A segunda durante o Inverno.

Para além dos demónios a quem Natsume vai devolvendo os nomes, começamos a conhecer mais amizades humanas que o rapaz vai travando. Gradualmente, a sua solidão começa a atenuar-se. Podemos simpatizar mais com umas do que com outras, mas tudo gira em torno da solidão de Natsume, um tema sempre presente ao longo dos 13 + 13 episódios. E especialmente Madara, ou Nyanko-sensei, como também é conhecido, o guarda-costas de Natsume. Embora nunca o admitam, tanto Natsume como Madara adoram-se e têm uma amizade muito bonita. É também esse desenvolvimento da amizade entre os dois que embeleza um pouco o anime.

A minha personagem preferida, pessoalmente, é o Madara. Como gato, é absolutamente cómico. As suas expressões, a sua voz, as suas atitudes. Como demónio, é amigo de Natsume, apesar de tudo, e bastante poderoso.

De Shoujo, senti que este anime não tinha nada. Percebo ao ler o manga que existem determinados elementos referentes a isso: as falas longas, o traço. Mas não é romance que vão encontrar aqui, mas sim sentimentos como amizade, solidão, carinho, amor.

Natsume Yuujinchou também tem outro ponto a seu favor: a música. Muito calma e bonita, combina perfeitamente com os vários episódios.

Pessoalmente, notei apenas no final da segunda temporada como me "apeguei" a este anime. Adorei todos os demónios, uns mais do que outros. Há histórias que me levaram várias vezes à lágrimas. E, no final, acabei por sentir um pouco a solidão do Natsume, o valor das amizades que foi construindo, as suas aventuras.

Natsume Yuujinchou e Zoku Natsume Yuujinchou são dois animes apreciados no Japão. Recomendo vivamente agora que vejam a primeira temporada, principalmente agora que estamos no Verão, pois irão sentir mais todos os pormenores dos cenários envolventes. Porque Natsume Yuujinchou é muito mais do que um anime vulgar sobre espíritos. É sobre pessoas. Especialmente sobre sentimentos de pessoas.

Trailer:

*Kaoru
SS: Transformação de Crise!
SS: Transformação de Crise!

Feminino

http://www.vereficar.com/

Re: [Anime] Natsume Yuujinchou + Zoku Natsume Yuujinchou

Mensagem por InuYasha em Qui 29 Jul 2010, 20:27

Eu lembro-me de ler um assunto sobre este anime (acho que foi pela Lumi) num tópico sobre os novos animes. E opá pela descrição quis mesmo ver o anime. No entanto, nunca mais me lembrei e esqueci-me dele. Depois um dia deparei-me com ele e comecei a vê-lo, contudo parei de ver. Talvez não me estivesse a dar o gozo e decidi parar no episódio 3 ou 4.
Quero retoma-lo porque parece ter um história lindíssima, então agora com o teu comentário Kaoru ainda o quero ver mais.

Em relação às personagens, o Natsume é tão amigo e tão simpático, que tenho pena da solidão dele.
Kaoru acabo por partilhar o teu gosto pelo Madara, ele é tão risoo e tão fofoo, apenas dá vontade de o agarrar à força.

Epá eu tenho mesmo que retomar o anime *_*

InuYasha
S: Pelo Poder Sagrado de Plutão!
S: Pelo Poder Sagrado de Plutão!

Masculino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: