[Anime/Filme] Tales of Earthsea

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Anime/Filme] Tales of Earthsea

Mensagem por *Kaoru em Sex 06 Mar 2009, 20:26

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=C5ehRnwNDs8

Há muito tempo, tanto que já nem recordo bem, li quatro maravilhosos livros que me ajudaram a ser o que sou hoje. Esses livros foram de tal modo importantes para mim que os guardei num lugar especial, no meu coração. Por isso, fiquei tão feliz quando soube que o estúdio Ghibli (o mesmo de "A Viagem de Chihiro", "O Castelo Andante", "A Princesa Mononoke", entre muitos outros) estava a preparar uma adaptação em anime desta história chamada, em português, Ciclo de Terramar. Fiquei tão feliz que nem me importei com o facto de não ser o Hayao Miyazaki a fazê-lo, mas sim o filho, Goro. E finalmente hoje consegui vê-lo, depois de o comprar na fnac.

A maior parte das pessoas que frequenta este fórum não deve conhecer estes livros, mas eu senti uma terrível necessidade de fazer uma pequena "review" sobre este filme que agora ocupa um lugar tão importante na minha vida. Peço que me desculpem e compreendam Smile

A história segue o encontro dum rapaz fugido, de nome Arren, que encontra um feiticeiro, Falcão. O rapaz, perturbado, acaba por acompanhar o feiticeiro numa viagem, encontrando muitas coisas pelo caminho. Este rapaz perdera a vontade de viver, sentindo constantemente um enorme sentimento de culpa. Juntamente com o seu companheiro, encontra mais tarde uma menina da sua idade, Therru, que lhe ensinará a verdadeira beleza que é viver.

Esta história, passada num mundo diferente do nosso, tem magia, dragões e pormenores simples mas extremamente bonitos. Talvez muitos de vocês não compreendam inteiramente a história, porque segue alguns eventos depois da história original e dá-lhes outra interpretação, sendo um pouco diferente. Mas, para ser honesta, é uma história bonita para todos, mesmo aqueles que não sabem nada dos livros escritos pela Ursula K. Le Guin.

Os cenários são maravilhosos, como é já costume. O céu repleto de nuvens de todas as cores, os campos verdes que se perdem no horizonte, o mar tão azul, os dragões. E a música, essa, está fantasticamente bem concebida para o filme que é. Arrepiei-me várias vezes, apertei as mãos enquanto ouvia a canção da Therru. Fiquei verdadeiramente feliz por ver pormenores tão bonitos ao longo de todo o filme, principalmente no que diz respeito à Natureza, um elemento tão vincado em todo o enredo.

Os aspectos negativos, a meu ver, são mesmo algumas lacunas em explicações. O realizador podia ter abordado um pouco melhor o passado de Gued e Tenar, explicando a razão de se conhecerem e, sobretudo, podia ter abordado melhor aquele mundo, a razão de todas as coisas terem um nome e que, quando o sabemos, podemos controlá-las. Podia ter abordado melhor os aspectos da magia, dos dragões.

A minha grande tristeza é não terem passado este filme nos cinemas de cá e de não terem feito uma adaptação em português...

No entanto, este filme não deixa de ser lindíssimo, apesar de não ser, claro, dos melhores da Ghibli. Sei que falo um pouco subjectivamente, porque adorei poder ver personagens que foram da minha infância a ganhar vida outra vez. Se me permitirem, recomendo-vos tanto o anime como os livros (também existe uma adaptação em cinema com a Lana de Smallville, mas não gostei nada desta...). Os livros são maravilhosos (da colecção Estrela do Mar, da Editorial Presença) mas, se não tiverem muita paciência para ler, experimentem ver o filme e, se quiserem saber mais, leiam. É a minha recomendação Smile

Imagens:
Spoiler:

*Kaoru
SS: Transformação de Crise!

Feminino

http://www.vereficar.com/

Re: [Anime/Filme] Tales of Earthsea

Mensagem por Convidad em Sex 06 Mar 2009, 21:34

Fã como sou dos filmes de Hayao Myiazaki e dos dos estúdios Ghibli (aliás, já escrevi algumas coisas sobre isso no meu blog sobre anime), fiquei também muito feliz quando soube que o filho de Miyazaki ia fazer um filme. Acreditei imeditamente que iria gostar imenso do filme (apostei que "filho de Miyazaki sabe animar"Wink ) e não o quis perder por nada. A tal ponto que, quando fui a Londres no Verão em que ele estava nas salas de cinema de lá, fiz questão de ir vê-lo (infelizmente, nas nossas salas nunca chegou a aparecer e eu já o receava Sad ). Bom, fiz muito bem em ter ido ver o filme em Londres! Adorei o filme! I love you Recomendo-o a todos os que gostam de anime (que é obviamente o caso de toda a gente deste fórum) e podem crer que até o recomendo (tal como recomendo os outros filmes do estúdio Ghibli, os do Hayao Myiazaki e os outros) a pessoas que nem sabem bem o que é anime!
Pessoalmente, acho que o "Tales of Earthsea" está ao nível dos filmes do pai Myiazaki. Só não tem aquela "loucura" criativa "excessiva" típica do mestre.
Acho mesmo que Goro Miyazaki está de parabéns pela sua estreia!

P.S - Escusado será dizer que já comprei o DVD! Wink

P.P.S - O facto de ser uma adaptação de Ursula K. Le Guin também foi uma excelente ideia, sem dúvida! Tal como a Kaoru, também recomendo esta escritora, de quem tenho, aliás, de ler "O ciclo de Terramar".

Convidad
Convidado

Mensagem por *Kaoru em Sab 07 Mar 2009, 07:07

Em primeiro lugar, muito obrigada pelo teu comentário, Reader Smile É sempre bom saber que alguém gostou deste filme! Gostei muito de ler a tua opinião, e concordo muito contigo num aspecto em particular, quando dizes que este filme não tem tanta imaginação e criatividade como os restantes do Hayao Miyazaki. É verdade, concordo plenamente contigo! Mas até nem me importei, visto tratar-se duma adaptação duma obra. Espero sinceramente que o filho, Goro Miyazaki, consiga suceder o pai na mestria da animação; pelo menos vai no bom caminho!

Um aspecto que gostei muito foi o facto de Goro se ter inspirado numa outra obra do pai, Shuna no Tabi (ou, em português, a Viagem de Shuna). A arte é muito similar, como podes ver nesta comparação de duas cenas, a primeira de Shuna no Tabi e a segunda de Tales of Earthsea:

Spoiler:

O character design também é muito parecido:

Spoiler:

E se gostas de livros de fantasia, recomendo-te vivamente esta colecção Smile Quando li pela primeira vez o primeiro livro, achei-o extremamente aborrecido, talvez por ser muito nova. Ao fim de alguns anos, quando lhes dei uma nova oportunidade, consegui finalmente compreender a magia e a profundidade da história; sim, porque acredito que os livros de fantasia são muitas vezes dotados de grandes lições e de grandes ensinamentos Smile

*Kaoru

Feminino

Mensagem por Misatu em Sab 07 Mar 2009, 08:21

Parece-me bem Mongloide

Misatu
SS: Pelo Poder do Cristal de Júpiter!
SS: Pelo Poder do Cristal de Júpiter!

Feminino

http://evangelion-pt.ativoforum.com

Mensagem por Convidad em Sab 04 Abr 2009, 15:14

*Kaoru escreveu:E se gostas de livros de fantasia, recomendo-te vivamente esta colecção Smile Quando li pela primeira vez o primeiro livro, achei-o extremamente aborrecido, talvez por ser muito nova. Ao fim de alguns anos, quando lhes dei uma nova oportunidade, consegui finalmente compreender a magia e a profundidade da história; sim, porque acredito que os livros de fantasia são muitas vezes dotados de grandes lições e de grandes ensinamentos Smile

Gosto imenso de livros de Fantasia e estes livros estão na minha lista de livros a ler há algum tempo! Wink Em breve, espero lê-los e tenho a certeza, pelo que já li sobre eles e sobre a autora, que vou ficar a gostar tanto como tu! Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem por meneses em Dom 08 Nov 2009, 15:32

eu hj tive a oportunidade de ver o dvd deste filme! ao comprar dvd com a versao original da SM, o site envioume este dvd de graça! isto ja foi a mais d um ano mas so hj ek vi o dvd. eu gostei da historia e é claro k os graficos sao lindissimos! mas fikei com certas duvidas, se calhar por nunca ter lido os livros...

pk ek o Arren mata o pai? pk ek as vezes parece k dentro de ele existe o demonio? Pk ek ele fica com medo da morte? E o que é e como surgiu aquela sombra que o persegue?

Pk é k no inicio do filme falam de uma praga k a a devastar o pa´s e dp isso nao e mais referido no filme? Falam que o equilibrio da terra esta alterado (vese com a cena da tempestade no mar e dos dragoes) mas dp ao longo do filme nao se ve mais nada...

Qual a importancia do "Verdadeiro Nome" (eu percebi k é importante mas agora pke...) Pk ek a Therru viva na terra com a aparencia humana se ela é um dragão?

E outra duvida, eles no inicio mostram k um dragao lutou contra outro, quem são esses grandes dragoes? Um deles era a Therru?

desculpem mas surgiram me estas duvidas todass

meneses
S: Pelo Poder do Prisma Lunar!
S: Pelo Poder do Prisma Lunar!

Feminino

Mensagem por *Kaoru em Dom 08 Nov 2009, 18:09

Pois, meneses, é perfeitamente natural que te tenham surgido essas dúvidas todas, e isso, a meu ver, é um ponto negativo do filme, uma grande lacuna: eles não explicam nada dessas coisas decentemente, ao ponto de acontecer aquilo que eu suspeitava às pessoas que nunca leram os livros, que é não perceberem certos pormenores da história e que, a meu ver, são muito importantes.

Na verdade, muitas coisas estão diferentes dos livros. A adaptação, nesse sentido, não foi a mais fiel. E mesmo que quisesse responder a todas as tuas perguntas, já li os livros há demasiado tempo para que me lembre dos pormenores todos... O melhor seria mesmo as pessoas lerem os livros para que pudessem compreender melhor o filme ^^

Mas em relação aos nomes, isso é um aspecto muito importante dos livros, senão dos mais importantes mesmo. A meu ver, um grande erro deste filme foi não se terem baseado na história do Gued, que é como começa os livros.

Vou colocar alguns spoilers sobre os livros a seguir, não leiam se querem ler os livros Wink

Spoiler:
O primeiro livro é sobre o Gued. Ele era um rapazinho que se acabou por tornar um grande feiticeiro, mas para isso aconteceram imensas coisas pelo caminho. E a questão dos nomes é logo explicada aí: é que todas as pessoas têm um Nome Verdadeiro, e quem o souber pode basicamente controlar tudo nessa pessoa. Neste mundo, ser um mágico também passa por ter a capacidade de controlar as pessoas através dos seus nomes verdadeiros. Por isso é que não se revelam os nomes verdadeiros das pessoas, só se faz a certas pessoas de muita confiança. Neste caso, o nome verdadeiro do Gued é mesmo Gued, ele vulgarmente é conhecido como o "Gavião" pelas restantes pessoas.

O segundo livro aborda a história da Tenar e, no final, como conheceu Gued. Esta parte é altamente explorada e passa totalmente ao lado no filme. A Tenar é uma personagem maravilhosa, talvez a minha favorita nos livros todos. Ela foi uma sacerdotisa e uma personagem de alta importância na história.

O terceiro livro é já sobre Arren, um jovem príncipe que acompanha Gued (que entretanto se tornara no maior mago de sempre, o Arquimago). É aqui que Arren se torna rei e que Gued sacrifica toda a sua magia e poderes para fechar uma "brecha" entre os mundos que Cob, um mago, havia criado.

O quarto livro é sobre Therru, uma criança que, muitos anos mais tarde, fora adoptada por Tenar.

Como vês, há muitas diferenças entre os livros e o filme, e por isso é que não dá para perceber bem... Gostava de te poder explicar melhor, mas a história em si é bastante complexa, implicaria falar de pormenores que vêm desde o primeiro livro, e eu própria já nem me recordo de tudo. Mas, como dá para ver, este filme é uma adaptação da história original, com muitas alterações e misturas entre todos os livros. A meu ver, é uma grande limitação para quem nunca leu os livros...

*Kaoru

Feminino

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:57

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: