Os doces do mundo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os doces do mundo

Mensagem por Bane Tsukino em Sab 29 Mar 2008, 15:54

Depois de muito pensar .. achei interessante termos um tópico onde se pode falar dos doces de várias culturas.
Começo por partilhar convosco algo apetitoso, até um pouco tentador para mim que não devo exagerar em doces, mas isto é algo..:g12::g12:. bem.. adiante:
Aprendi a fazer esta receita com a minha família...na realidade esta receita tem mais de 100 anos... bem não se assustem..é muito bom. todos os anos faço com alguns membros da minha família muitos, na altura da Páscoa, na realidade não conseguimos dar resposta à procura, o segredo para além da receita (que não divulgo a ninguém) não é nada de especial, talvez se deva ao facto de fazer tudo manualmente, e cozer estas delicias em forno artesanal.. a lenha como se fazia na altura em que começou a ser conhecida esta receita.
espero que gostém dos meus folares de *Pascoa*
Se são bons? bem.. eu sou suspeita para dizer, mas perguntem ás unicas criaturinhas ADORAVEIs .Surprised.o: Surprised.o: ..e membros deste fórum de seu nome..Star Uranus..e MISATU que até hoje provaram ..os folares da Bane.. pode ser que vos digam o que acharam..
Aqui fica os "folares da Bane"^^

Bane Tsukino
SS: Transformação de Crise!

Feminino
Humor: Melancólico
Inscrito em: 07/02/2007

http://mb-portugal.ativoforum.com/

Re: Os doces do mundo

Mensagem por Kasei em Sab 29 Mar 2008, 16:16

Aiiii, Bane, eu gosto tanto de folar... E esses têm tão bom aspecto... Tenho a certeza q os teus folares devem mesmo mesmo bons, os melhores doces são aqueles feitos em casa...

Kasei
SS: Pelo Poder do Cristal de Mercúrio!

Feminino
Inscrito em: 14/04/2007

Mensagem por chousenshi em Sab 29 Mar 2008, 19:56

Eba! Finalmente conheci o folar da Bane (um dia quero experimentar, né!)
Como já tinhamos discutido, é uma excelente idéia para aprendermos coisas diferentes e sobre cultura!
Bom, vou mostrar dois doces típicos do Rio Grande do Sul que eu gosto muito de comer (embora só saiba fazer um :Sem pacienciaSmile

Bom, o primeiro se chama cuca, um pão doce que é feito por pessoas de origem germânica e italiana, com cobertura de frutas (pode ser banana, maçã, coco, abacaxi...)

Spoiler:

E o segundo se chama nega maluca, um bolo feito com chocolate em pó com cobertura de chocolate, conhecido por alguns de vocês...

Spoiler:

Tudo isto acompanhado de um bom mate amargo (mais conhecido como chimarrão), feito com erva-mate (Ilex paraguariensis), uma bebida quente e amarga que costumamos tomar com os amigos, seja frio ou calor. Existe a versão gelada, mas esta se chama tererê, é mais comum na Argentina, Paraguai.

Spoiler:

Quem vier pra cá ou se um dia for até aí vai ser a primeira coisa que vou oferecer ou vou mostrar :Matreiro:

Apesar de que uma vez um gaúcho (pessoa natural do Rio Grande do Sul) foi aos EUA e levou um conjunto completo para fazer um chimarrão (cuia- recipiente, bomba- instrumento de metal por onde tomamos o mate e garrafa térmica para a água quente) e o detector de metais acusou. O policial perguntou o que tinha na mala, o gaúcho disse "I have a bomb".
Nem preciso dizer o resto :Rolar:

Quero conhecer mais iguarias, senão... Twisted Evil
Abraços!

chousenshi

Feminino
Profissão: Estudante
Humor: Cansado
Inscrito em: 01/02/2008

Mensagem por Lunabranca em Sab 29 Mar 2008, 20:55

Bem Bane, esses folares têm um aspecto delicioso Surprised.o: , como não sei qual o doce aqui da minha cidade, falo da nossa conhecida Francesinha. Ninguém pode vir ao Porto e não provar esta iguaria de comer e chorar por mais. Convém ser sempre acompanhada por um tango (cerveja com groselha), ou dois os que nos apetecer.

Aqui têm a história:

"As francesinhas nasceram no Porto, “inventadas” na década de sessenta por um emigrante regressado de França.
Ele decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada "croque-monsieur". Esta especialidade típica é um snack muito apreciado nos restaurantes e cafés franceses.
Este iluminado homem teve a feliz ideia de improvisar e adaptar este prato aos nossos ingredientes e à nossa cultura, adicionando ao nosso paladar a magia de um molho que é a alma da receita.
Transformou um “simples” "croque-monsieur" em algo com mais alma, a transbordar de vida e de substância. Algo que qualquer português ou portuense nunca teria imaginado ser possível comer até à altura.
Depois do caldo verde, das tripas, da broa e do bacalhau à Gomes de Sá, eis então que nasce a única receita gastronómica original portuense do século XX. A Francesinha.
Este “estrondoso” prato é hoje em dia uma das mais apreciadas iguarias da cidade, e é a especialidade de vários restaurantes locais dos mais chiques aos mais populistas.
A francesinha é portanto um prato do povo, para o povo comer, e presentemente com imensas variantes de receitas, (com variantes inclusivamente vegetarianas imagine-se) mas sempre com o mesmo espírito, de maneira a satisfazer todos os diferentes gostos das nossas gentes.
A que patamar de popularidade nacional chegará esta receita será algo difícil de prever. Aquilo que de facto se pode dizer é que quem cá vem e prova, geralmente regressa.
Já inclusivamente houve um projecto de transformar a francesinha numa espécie de “pizza-hut” especializada, com entregas ao domicílio, projecto o qual parecia uma ideia fantástica, mas que não vingou, assim como a criação da cadeia de restaurantes “Francesinhas & Companhia”, que também já fechou as suas portas.
Poderá dizer-se que a francesinha pertence apenas aos restaurantes e cafés mais tradicionais do Porto ou sofrerá uma globalização ao país?
O futuro nunca se sabe, e uma coisa é certa: Cá estaremos nós a provar muitas e suculentas francesinhas, no restaurante ou em casa, no Porto ou em outro lado qualquer."

A receita

Francesinhas
Ingredientes:
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 folhas de louro
- 60 g de margarina
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 dl de vinho do Porto
- 1 dl de vinho branco
- 1 colher (chá) de piripiri
- 2 colheres (sobremesa) de farinha
- 8 fatias de pão de forma
- 4 bifes
- sal
- 4 fatias finas fiambre
- 4 fatias de queijo flamengo
- 2.5 dl de caldo de carne Preparação:Para o molho:
Pique finamente as cebolas e os dentes de alho e leve a alourar com a folha de louro em metade da margarina. Quando
a cebola estiver loura, junte a polpa de tomate e regue com o vinho branco e o vinho do Porto.Adicione o caldo de carne
e tempere com o piripiri. Deixe ferver suavemente durante cerca de 15 minutos, polvilhe com a farinha e deixe
engrossar, mexendo sempre. Retire o louro e mantenha o molho quente.Para as Francesinhas:
Aqueça as fatias de pão de forma. Frite os bifes de ambos os lados na restante margarina. Tempere com uma pitada de
sal e coloque cada bife sobre uma fatia de pão de forma. Por cima, disponha uma fatia de fiambre e outra de queijo.
Cubra com as restantes fatias de pão e leve ao forno até o queijo estar derretido.
Sirva as francesinhas regadas com o molho bem quente.
http://www.receitasemenus.net

E agora babem-se:

http://www.servimg.com/image_preview.php?i=3&u=12180520

E Bane quero provar os teus folares :g12:

[/size]

Lunabranca
R: Pelo Poder Estelar de Mercúrio!

Feminino
Inscrito em: 19/03/2008

Mensagem por usagi_430 em Sab 29 Mar 2008, 21:38

ohhhhhhhhhhhhh lunabranca prontos ja estraguei o meu pc com tanta baba :g12: :g12: :g12:

eu não precisei de ir ao Porto uma colega minha do Porto arranjou trabalho aqui na minha zona e mudou-se para minha casa, graças a ti tenho de a chatear outra vez para ela fazer a francesinha xDD

usagi_430
S: Pelo Poder Sagrado de Plutão!

Feminino
Profissão: carteira
Humor: Alegre
Inscrito em: 15/06/2007

Mensagem por Kasei em Sab 29 Mar 2008, 22:04

Aiiii, francesinhas, a minha desgraça... E agora então, q n posso comer, ainda me fazem sofrer mais.... XDDD

Já q tamos a falar de doçaria regional (quer dizer, francesinhas n é doce, por isso digo antes gastronomia regional Razz ), aqui ficam os famosos travesseiros de Sintra.

Nunca experimentei fazer, dizem q é bem difícil pra que fiquem bem. Eu é mais comê-los mesmo... XD Então os da pastelaria Piriquita, são tão booonsss....

Vendem-se aos milhares todos os fins-de-semana. Há quem percorra dezenas de quilómetros e venha de propósito a Sintra.
Depois, é esquecer o colesterol e os quilitos a mais e….deliciarmo-nos com eles. Os travesseiros da Piriquita tem uma longa tradição familiar por detrás. Representam um dos mais rentáveis negócios do concelho e sempre com uma mulher ao leme: começou no Sec. XIX com Constança Gomes Periquita e, dois séculos depois, é Leonor Cunha que, do alto dos seus 74 anos, lidera com mão de ferro um negócio que sempre se manteve no feminino.

Não menos famosas são as deliciosíssimas queijadas de Sintra. Fora desta região só são encontradas as da Casa do Preto, embora as melhores sejam as da Sapa, a pastelaria que as inventou.

Aqui fica um excerto do texto sobre a sua história:

Já se encontram referências às Queijadas de Sintra, como fazendo parte de pagamento de foros, no ano de 1227, quando reinava D. Sancho II, o Capelo. Quanto ao local de origem das queijadas parece ter sido em Ranholas, na freguesia de S. Pedro de Penaferrim.
De todas as marcas, a mais antiga é a Sapa, com fábrica na Volta do Duche, hoje explorada por Francisco Barreto das Neves, mais conhecido por “Chico Neves”. Através de documentos, não é possível determinar a relação de parentesco entre “Maria Sapa”, nascida em 1756, e os outros Sapas, também de Ranholas, e que nessa localidade fabricavam queijadas. Considera-se, no entanto, que eram todos daquela família, oriunda daquela localidade.
Em meados do século XIX, aparece em Ranholas uma Maria das Neves, casada com Manuel Antunes, ela da família “Sapa” e que também fabricava o afamado doce.
Com a inauguração do caminho-de-ferro, em 2 de Abril de 1887, o trânsito pela estrada de Lisboa começou a reduzir-se gradualmente e os industriais de queijadas que, até essa data, vinham aos domingos fazer a sua venda a Sintra utilizando burros, viram-se na necessidade de transferir para a vila o seu negócio.
Respeitando a
receita dos seus antepassados, as queijadas fabricadas actualmente continuam a merecer a fama que criaram.

Kasei

Feminino

Mensagem por Lunabranca em Sab 29 Mar 2008, 22:13

Já q tamos a falar de doçaria regional (quer dizer, francesinhas n é doce, por isso digo antes gastronomia regional Razz ), aqui ficam os famosos travesseiros de Sintra.

Tens razão Kasei, a francesinha não é um doce, mas não me lembro de nenhum doce aqui do Porto, por isso falei na nossa francesinha, pois é tradicional de cá. E como a Chou quer saber de mais iguarias falei desta.

Lunabranca

Feminino
Inscrito em: 19/03/2008

Mensagem por Kasei em Sab 29 Mar 2008, 23:04

E fizeste tu muito bem, Lunabranca... Só de pensar em francesinhas fiquei com água na boca... :g12:

Kasei

Feminino

Mensagem por Convidad em Sab 29 Mar 2008, 23:08

sim apesar de n ser um doce é uma coisa beem boa :g13:
nham nham(!)

e chocolates?lol sei de um senhor portugues qe participou no concurso internacional de chocolateria e ficou em 7º LUGAR(!)
muitoo bom

e esta pascoa exprimentei um dos seus chocolates e são simplesmente divinais ( e caros ) lol

Convidad
Convidado

Mensagem por Sailor S em Sab 29 Mar 2008, 23:45

Aiii eu que adoro folar *-* (mas de todos os que provei até hoje, tem de ser ali de Vale Figueira, uma vilazita perto de Melides ---> alentejo, que são mesmo wow... como e choro por mais *mim baba*)

E agora estou a olhar para esses que fazes Bane.. e estou cheia de vontade de provar *-* aposto que ia gostar tanto ou ainda mais do que daqueles já sou deliciada *-* eheheh

Ahhh Kasei! Fizeste-me lembrar que hoje andei por esses lados, e em Malveira comprámos as trouxas de malveira eheh comi há pouco ao jantar uma xD
(malveira é relativamente perto de sintra, pra quem não souber.. mas relativamente só xD LOL)
mas agora não estou c muita cabeça para procurar as imagens e assim.. durante a semana faço isso

E temos que falar sobre as belas tortas de azeitão e os pastelinhos de belém *-* isso sim é a minha perdição xD LOL *e eu que sou esquisitíssima com doces - só para começar n gosto de chocolate xD Já viram bem a aberração da natureza que sou? LOL*

"Paralelismos", an HP's fanfiction - Capítulo 7 (30.Março.2009)

Sailor S
Administradora
Administradora

Feminino
Profissão: Estudante universitária
Inscrito em: 01/10/2006

http://www.fanfiction.net/~jisnunes

Mensagem por chousenshi em Sab 29 Mar 2008, 23:50

Chocolate... huuum... :Matreiro:, Marti... :Sem paciencia:
Nossa, a Sailor S não gosta... melhor pra mim Twisted Evil

Luna e Kasei, adorei saber mais sobre estas iguarias e suas histórias. Com mais tempo eu vou postar algumas curiosidades a mais da minha terrinha, com certeza.

chousenshi

Feminino

Mensagem por Kasei em Dom 30 Mar 2008, 00:37

Sailor S escreveu:Ahhh Kasei! Fizeste-me lembrar que hoje andei por esses lados, e em Malveira comprámos as trouxas de malveira eheh comi há pouco ao jantar uma Matreiro
(malveira é relativamente perto de sintra, pra quem não souber.. mas relativamente só Matreiro LOL)
mas agora não estou c muita cabeça para procurar as imagens e assim.. durante a semana faço isso

A menina n tinha n sei o q pra estudar, hein, hein? Anda a passear na Malveira, ééé??? :Matreiro: (se te atreveres a voltar aqui a esta zona, perto ou só relativamente perto, e n me disseres nada, eu bato-te!!! ainda n sei como, mas até lá descubro! XD)

Aiii, as tortas... Bem, pastéis de belém já dispenso. Até certa altura eram mt bons, mas agora q já têm a fama só se preocupam com os lucros e foram descurando na qualidade...

Kasei

Feminino

Mensagem por _S.E.A_ em Dom 30 Mar 2008, 13:42

Hum... Adoro folar Bane!! E os teus têm um óptimo aspecto. :g12: E os travesseiros de Sintra, epá nem me falem k já tou com fome!!! XD Eu adoro akilo, msm a escaldar.

Ora bem... aki pertinho de Coimbra há Tentugal, ali em Montemor-o-velho. De Tentúgal temos os pasteis (coisa mais boa), as queijadas!

(os ditos cujos dos pasteis) XD

Epá, kt às francesinhas, na gosto de queijo...

_S.E.A_
S: Pelo Poder Sagrado de Úrano!
S: Pelo Poder Sagrado de Úrano!

Feminino
Profissão: Ler mangá e ver anime XD
Inscrito em: 11/10/2007

http://partemim.blogspot.com/

Mensagem por Convidad em Dom 30 Mar 2008, 15:21

Francesinhas <333
Aqui perto de Lisboa há os maravilhosos pastéis de nata... quem não conhece?

Também achei aqui umas arrufadas de Coimbra...

Convidad
Convidado

Mensagem por Manon em Dom 30 Mar 2008, 15:54

Não me falem em doces que eu passo a vida a ver comida no DA e tou viciada em bolos e doces e de ver fotos omg naooooooooooooo

Manon

Feminino
Profissão: Fotografa
Inscrito em: 09/09/2007

http://manon-blutsanguen.deviantart.com

Mensagem por *Kaoru em Dom 30 Mar 2008, 23:14

Tal como a Bane Tsukino, a minha família também faz muitos folares, é também influência da região e sou perdida por eles! (já agora, têm excelente aspecto, parabéns!) Só tenho uma pergunta, é folar doce?

Vou deixar aqui um doce que gosto muito, as chamadas Cristas de Galo ou Pastéis de Vila Real, porque são precisamente típicos de Vila Real!

Spoiler:

Particularidade
A sua forma, a lembrar a crista dos galos, e o facto de entrar toucinho na sua preparação.
Pastel em forma de meia-lua, com o bordo arredondado, cortado de modo a fazer lembrar a crista do galo, recheados com doce à base de ovos. A cobertura externa é feita com uma massa à base de farinha, banha, ovo e sal. O recheio é feito com açúcar, amêndoa, ovos, toucinho, maçã ácida, canela e açúcar para polvilhar.

História
O Convento de Santa Clara em Vila Real foi erigido em 1602. como refere Carlos Cipriano, o segredo dos doces “inventados” pelas freiras não se perdeu através dos tempos graças a uma tia da avó de Artur Cramez, que lá trabalhava e que transmitiu a receita aos seus sucessores.

E, embora não seja bem um doce, tinha de deixar um autêntico petisco da minha terra! Os pastéis de Chaves:

Spoiler:

O pastel de Chaves é uma iguaria da cidade de Chaves, que lhe dá nome e constitui uma das riquezas gastronómicas da região, dando-lhe fama além fronteiras.
É uma especialidade tradicional constituido por uma espécie de folhado finíssimo de carne picada no interior, com o sabor distinto dos ingredientes da própria região.

Este tópico dá mesmo fome! Razz

*Kaoru

Feminino
Humor: Não definido
Inscrito em: 09/02/2008

http://natsuriko.wordpress.com/

Mensagem por Bane Tsukino em Seg 31 Mar 2008, 11:11

Áiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tantos docinhos , Bane já babou o teclado todo.. :g12: :g12: :g12:
Kasei: Que querida.. e simpatica.. obrigada pelo elogio, sim tens razão estes doces confecionados em casa, são muito bons, talvez por isso pessoas de varias regiões os procurém com muita frequência.. Mas diz-me lá não podes comer porquê Kasei? Estás de dieta? Oh rapariga vocês e a dieta. tão linda que tu és , e com esses problemas... ai ainda ficam doentes com esses ideias na cabeça.. é o que digo basta uma vida activa e não comer doces o dia inteiro, uma boa alimentação rica em legumes e não precisas de mais nada para seres estares sempre bém. Wink

Chousenshin.. mas que delicia deve ser,hmmm Bane quer provar...tens de nos vir visitar, trazer as tuas delicias... e provar o meu doce...eheheh mas a minha mana do Brasil isto é que é alguém que aprecia o bom paladar....hmmm estes docinhos todos só podem ser acompanhados com algo .. doce.. ou não.... um pouco requintado ou não... hmmmmmmmmmmmmm a baba aumenta Bane.. juizo... ainda só são 10 h da manhã.. bem para mim isto só acompanhado de um bom champagne...ou Espumante...(que saudades do rmmr 111; ele acompanha-me sempre...no champagne) com um vinho abafado, um vinho licoroso DELICIOSO; provei há muito tempo num restaurante em Sintra.... jamais me esquecerei dessa tentação..
Kasei.. Aiii rapariga as francesinhas nunca provei.. mas pelo aspecto Bane já... :g12: :g12: e os pastéis de Belem? aiiiiiiiiiiiiii que bons :g12: :g12: provei à bem pouco tempo, são deliciosos... hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm :g12: :g12: Isto mata-me.

Lunabranca. Que delicia essas Francesinhas... Bane hoje não resiste.. :g12: :g12: e com receita e tudo.. Obrigada és uma querida..
ehehheh eu tambem gostaria que provassém, mas não tenho como fazer isso... as despesas dos correios são muito caras... :g9: :g3:

Szinha.. Bane gostaria que provasses os meus..acredita... Eu penso que irias gostar.. costumo fazer muitos para a tua zona sabias? Temos de combinar bem isso, para um dia destes provares!
Não és tu que vens muitas vezes aqui pertinho de mim? Então se vieres no tempo em que é possivel fazer, (sim porque só na época de frio ou meia estação se podem fazer, é uma massa muito delicada) eu vou fazer propositadamente para ires prová-los..

Jujummon. ai que delicia.. é o que digo hoje ainda desidrato com tanta baba :g12: :g12: :g12: pastéis... hmmm... aiiiii que delicia deve ser....provar neste momento mesmo um desses... :g12: :g12:
Manon.. que bom que também gostas... isto é uma tentação mesmo :g12: :g12:

Kaoru: Obrigada pelo elogio, e sim são folares docinhos, muito docinhos..
ái estes pasteis que nos deixás-te...hmmmmm lá vou desidratar mais um pouco.. :g12: :g12: eclaro que são doces, tudo o que leva açucar é um doce...

Aiiiiiiiiiiiiiii isto dá uma fome ver, ehehehe não resisto a um a fatia do meu folarzinho... ainda hoje de manhã disse que sóa amanhã lhe voltaria a tocar.. :g12: :g12: mas não resisto.... sou uma pecadora.. não resisto ..
Beijinhos

Bane Tsukino

Feminino

Mensagem por Kasei em Seg 31 Mar 2008, 11:49

Bane Tsukino escreveu:Kasei: Que querida.. e simpatica.. obrigada pelo elogio, sim tens razão estes doces confecionados em casa, são muito bons, talvez por isso pessoas de varias regiões os procurém com muita frequência.. Mas diz-me lá não podes comer porquê Kasei? Estás de dieta? Oh rapariga vocês e a dieta. tão linda que tu és , e com esses problemas... ai ainda ficam doentes com esses ideias na cabeça.. é o que digo basta uma vida activa e não comer doces o dia inteiro, uma boa alimentação rica em legumes e não precisas de mais nada para seres estares sempre bém. Wink

Antes fosse, Banezinha, antes fosse... Ao menos qd faço dieta posso dar uma escapadela de vez em qd... Na verdade ando com problemas de fígado, mais uma bela consequência da minha depressão... Vida activa tenho sim senhora, n dispenso o meu ginásio 2 vezes por semana no mínimo! Very Happy

Kasei

Feminino

Mensagem por *Kaoru em Seg 31 Mar 2008, 11:58

Bane Tsukino escreveu:Kaoru: Obrigada pelo elogio, e sim são folares docinhos, muito docinhos..
ái estes pasteis que nos deixás-te...hmmmmm lá vou desidratar mais um pouco.. :g12: :g12: eclaro que são doces, tudo o que leva açucar é um doce...

Folar logo pela manhã é tão bom Very Happy Eu gosto tanto... Os que a minha família faz são salgados, mas estes parecem ter tão bom aspecto... E não é preciso agradecer, ora! Simpatico2 Os pastéis são uma iguaria da minha região, um dia faço e mando para as pessoas aqui do fórum, de vez em quando não faz mal a ninguém Wink

*Kaoru

Feminino

Mensagem por anokas2757 em Seg 31 Mar 2008, 12:37

esta é uma receita da minha zona (+/- 7 km da minha terra),os bolinhos chamam-se Toureiros da Golegã e sao uma delicia :g12: (so nao consigo aranjar foto :g11: )

"
Os Toureiros da Golegã, ou simplesmente Toureiros são uma especialidade da doçaria tradicional portuguesa, mais propriamente uma especialidade goleganense.
Fabricando-se unicamente no Café Central da Golegã desde há já muitos anos, a receita permanece em segredo, sendo apenas conhecida por quem os fabrica."

fonte:wikipedia

anokas2757

Feminino
Profissão: Sailor Moon
Inscrito em: 01/02/2007

http://inuyashaportugal.ativoforum.com/index.htm

Mensagem por Star Uranus em Seg 31 Mar 2008, 21:31

OMG vocês escrevem tanto... Incredulo

Os folares da Bane :g12: já tive o privlégio de provar dois... :g12:
São mesmo muito bons, a bane é muito boa na cozinha ^^

Vou ver se encontro alguma coisa de pastelaria daqui da zona e depois posto ^^

Não sou grande adepto de bolos assim para o seco, gosto mais com creme e tal, mas essas maravilhas que vocês postaram... :g12:

Star Uranus
Administrador
Administrador

Masculino
Profissão: Jornalista
Inscrito em: 07/03/2007

http://www.sm-portugal.com

Mensagem por Makoto em Seg 31 Mar 2008, 21:47

*Kaoru escreveu:Tal como a Bane Tsukino, a minha família também faz muitos folares, é também influência da região e sou perdida por eles! (já agora, têm excelente aspecto, parabéns!) Só tenho uma pergunta, é folar doce?

Vou deixar aqui um doce que gosto muito, as chamadas Cristas de Galo ou Pastéis de Vila Real, porque são precisamente típicos de Vila Real!

Spoiler:

Particularidade
A sua forma, a lembrar a crista dos galos, e o facto de entrar toucinho na sua preparação.
Pastel em forma de meia-lua, com o bordo arredondado, cortado de modo a fazer lembrar a crista do galo, recheados com doce à base de ovos. A cobertura externa é feita com uma massa à base de farinha, banha, ovo e sal. O recheio é feito com açúcar, amêndoa, ovos, toucinho, maçã ácida, canela e açúcar para polvilhar.

História
O Convento de Santa Clara em Vila Real foi erigido em 1602. como refere Carlos Cipriano, o segredo dos doces “inventados” pelas freiras não se perdeu através dos tempos graças a uma tia da avó de Artur Cramez, que lá trabalhava e que transmitiu a receita aos seus sucessores.

E, embora não seja bem um doce, tinha de deixar um autêntico petisco da minha terra! Os pastéis de Chaves:

Spoiler:

O pastel de Chaves é uma iguaria da cidade de Chaves, que lhe dá nome e constitui uma das riquezas gastronómicas da região, dando-lhe fama além fronteiras.
É uma especialidade tradicional constituido por uma espécie de folhado finíssimo de carne picada no interior, com o sabor distinto dos ingredientes da própria região.

Este tópico dá mesmo fome! Razz

O GALO É DE BARCELOOS! :g2:

As Cristas do Galinho parecem rissóis, e eu adoro rissois páh :g12:

Doce á base de ovos? :g12:
Espero que tenha mesmo muito creme :g12: :g12:

Agora, esses pastéis de Chaves.. Que bom aspecto :g12:
Quero um :g11:

E tem carne dentro :g12: :g12:

Eu adoro bolos de carne, dos que há aqui.
São parecidos com estes pastéis :g12: :g12:

Makoto
SS: Pelo Poder do Cristal de Marte!
SS: Pelo Poder do Cristal de Marte!

Feminino
Humor: Indiferente
Inscrito em: 29/11/2007

http://robertpattinsonportugal.pt.vu

Mensagem por The Messiah of silence em Seg 31 Mar 2008, 22:14

Bane Tsukino escreveu:Depois de muito pensar .. achei interessante termos um tópico onde se pode falar dos doces de várias culturas.
Começo por partilhar convosco algo apetitoso, até um pouco tentador para mim que não devo exagerar em doces, mas isto é algo..:g12::g12:. bem.. adiante:
Aprendi a fazer esta receita com a minha família...na realidade esta receita tem mais de 100 anos... bem não se assustem..é muito bom. todos os anos faço com alguns membros da minha família muitos, na altura da Páscoa, na realidade não conseguimos dar resposta à procura, o segredo para além da receita (que não divulgo a ninguém) não é nada de especial, talvez se deva ao facto de fazer tudo manualmente, e cozer estas delicias em forno artesanal.. a lenha como se fazia na altura em que começou a ser conhecida esta receita.
espero que gostém dos meus folares de *Pascoa*
Se são bons? bem.. eu sou suspeita para dizer, mas perguntem ás unicas criaturinhas ADORAVEIs .Surprised.o: Surprised.o: ..e membros deste fórum de seu nome..Star Uranus..e MISATU que até hoje provaram ..os folares da Bane.. pode ser que vos digam o que acharam..
Aqui fica os "folares da Bane"^^

Na terrinha eu e a minha mae tambem fazemos folares juntos e cosemo-los no forno que o meu pai e eu fizemos...e posso dizer que ficam mesmo mesmo mesmo BONS! Normalmente tambem custumamos distribuir alguns pelos membros da familia.XDD^^

The Messiah of silence
R: Pelo Poder Estelar de Marte!
R: Pelo Poder Estelar de Marte!

Masculino
Profissão: estudante
Inscrito em: 26/09/2007

Mensagem por dizzy22 em Qua 02 Abr 2008, 18:37

Banezinha, falaste em folares?? Mim amar, adorar folares!! Adoro !

:g12:

A especialidade da minha mãe é mousse chocolate caseiro, não é assim muito dificil de fazer... mas o dela fica tão bom...

mim ser desastre na cozinha ^^'''''

dizzy22
SS: Pelo Poder do Cristal de Vénus!

Feminino
Humor: Indiferente
Inscrito em: 17/02/2007

Mensagem por chousenshi em Dom 26 Out 2008, 17:24

Reativando o tópicooooooooo! xD
Uranus pediu, Chou atendeu! xD

Receita de um doce típico brasileiro: maria-mole!

Ingredientes:

• 2 xícaras de açúcar
  • 50 g de gelatina em pó sem sabor
  • 500 ml de água quente
  • 500 g de coco ralado para cobrir
Modo de Preparo:

1. Polvilhe a gelatina na água fervendo mexendo sempre
  2. Leve para batedeira e junte o açúcar
  3. Mexa bem
  4. Ligue a batedeira, por 10 minutos
  5. Dica: Coloque um pano de louça sobre a batedeira para não espirrar
  6. Unte um forma com óleo, coloque a maria mole e leve para gelar, corte em quadrados ou em tiras e passe no coco ralado.
Pra ficar de outros sabores, é só substituir a gelatina incolor por uma gelatina de sabor! ^^

É um doce muito apreciado por nós, mas a história eu não sei... xD xD xD, talvez veio dos tempos da escravatura... mas é uma "diliça" xD

chousenshi

Feminino

Mensagem por Brunii em Dom 26 Out 2008, 18:37

Aww, este deve ser o tópico mais delicioso do Fórum :g12:
Já provaram Bolachinhas de Alfazema?
São deliciosas Esperancoso Ainda há pouco comi!
Aqui fica a receita :'D

Bolachas de Alfazema:

Ingredientes:
- 500g de Farinha;
- 120g de Manteiga;
- 240g de Açucar;
- 1dl de Leite;
- 1 colher (café) de Fermento em Pó;
- 1 colher (café) de Alfazema (seca)

Preparação:
- Amassar a Farinha e o Fermento com a Manteiga, o Açucar e o Leite;
- Juntar a Alfazema;
- Trabalhar a massa e deixar repousar cerca de 30 Minutos;
- Com forminhas fazer figurinhas ou então fazer bolinhas achatadas (eu costumo fazer as bolinhas achatadas);
- Levar ao forno até cozerem.

Divirtam-se Matreiro

Brunii
S: Pelo Poder do Prisma Lunar!

Feminino
Inscrito em: 31/05/2008

http://qhyunie.tumblr.com

Mensagem por Dianuxka em Dom 02 Nov 2008, 16:12

doces *-*

a minha mãe agora anda numa de todos os domingos fazer um prato especial ou que normalmente n faz ^^
no outro dia foi pasteis de nata *-*
o prato que aminha mãe normalmente faz mt bem é o molotof , com creme de ovos *.* (normalmente quando faz desaparece de um dia po outro)

eu adoro croassants de chocolate *.* são tão bons *-*

não vale a pena falar dos pasteis de belém pois não x)

Dianuxka

Feminino
Humor: Feliz
Inscrito em: 15/06/2007

http://dianuxka.deviantart.com

Mensagem por Manon em Seg 03 Nov 2008, 10:36

A especialidade da minha mãe é bolo de chocolate com coco, bolo inglês, christmas pudding e cheesecake. São receitas da minha terra, a Irlanda, tirando, o bolo ingles xD
Agora quando chegar o natal talvez eu ponha algumas fotos que é quando os fazemos!
A minha mãe também faz cupcakes muito bem, com diversas coberturas, framboesa, morango, amora, chocolate, mel, caramelo, menta :3 yum.
E donuts tambem com diferentes coberturas, especialmente geleia de framboesa.
E tortas de laranja.

A minha especialidade é pudim flan, não só de baunilha e caramelo como de tudo o que quizerem!

Também fazemos muitas x's ao fim de semana, pão caseiro ^^

Manon

Feminino
Profissão: Fotografa
Inscrito em: 09/09/2007

http://manon-blutsanguen.deviantart.com

Mensagem por *Kaoru em Seg 03 Nov 2008, 11:17

Manon escreveu:A especialidade da minha mãe é bolo de chocolate com coco, bolo inglês, christmas pudding e cheesecake. São receitas da minha terra, a Irlanda, tirando, o bolo ingles Matreiro
Agora quando chegar o natal talvez eu ponha algumas fotos que é quando os fazemos!
A minha mãe também faz cupcakes muito bem, com diversas coberturas, framboesa, morango, amora, chocolate, mel, caramelo, menta :3 yum.
E donuts tambem com diferentes coberturas, especialmente geleia de framboesa.
E tortas de laranja.

A minha especialidade é pudim flan, não só de baunilha e caramelo como de tudo o que quizerem!

Também fazemos muitas x's ao fim de semana, pão caseiro ^^

*fica subitamente com o estômago vazio*

A tua mãe não nos quer vir ensinar a fazer algumas dessas coisas? Razz Tem tudo um ar tão saboroso... Quem me dera saber fazer um terço daquilo que disseste!

*Kaoru

Feminino

Mensagem por markikita em Seg 03 Nov 2008, 20:33

voces nao me querem enviar os bolinhos por encomenda e depois faço uma concentraçao e comemos todos??

boa ideia? mas ainda em processamento xDD

ai que coisinhas tao boas

aqui tem um doce tipico de lá de uma freguesia do meu conselho as clarinhas

é massa normal e no meio tem chila (acho que é assim) e se quiser podem ser envolvidas em açúcar em pó

as melhores são as que a minha prima faz :g11:

markikita
R: Pelo Poder Estelar de Vénus!
R: Pelo Poder Estelar de Vénus!

Feminino
Profissão: estudante
Inscrito em: 07/05/2008

Mensagem por Convidad em Ter 04 Nov 2008, 23:27

eu axo k n conseguia viver sem doces
mas confesso k n ligo mt a chocolate...raramente como as vezes nem me lembro k ele existe xD

Convidad
Convidado

Mensagem por InuYasha em Sex 03 Jul 2009, 12:12

AHAH! Estamos no chat a falar de receitas e bolos , e então pediram-me para deixar aqui uma receita de um bolo de café Matreiro

Então o nome do bolo que está no meu livro de receitas é ...

Bolo à Brasileira

Ingredientes:

250 gr de Farinha
250 gr de Açúcar
5 ovos
150 gr de Manteiga
125 gr de Natas
1 colher (chá) de fermento
11/2 colher (sopa) de café instantâneo

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar misturando muito bem. Junta-se a farinha e as natas, misturando de novo. Derreta ligeiramente a manteiga e junte-a ao preparado. Bata tudo e adicione o fermento e o café. Vai ao forno brando durante 45 minutos.

Dica: Batam as natas até elas ficarem 'unidas' , tipo claras em castelo , porque assim o bolo fica mais fofinho Very Happy

InuYasha

Masculino
Inscrito em: 25/11/2007

Mensagem por Brunii em Sex 03 Jul 2009, 12:16

Delicious Esperancoso
Diogo aka InuYasha, vais virar pasteleiro Very Happy
Depois tira uma fotografia ao bolo e posta aqui :p:p:p

Brunii

Feminino
Inscrito em: 31/05/2008

http://qhyunie.tumblr.com

Mensagem por Bane Tsukino em Sex 03 Jul 2009, 12:17

Mnham, mnham Inuyasha deve ser delicioso, já estou a babar-me toda.
Vou experimentar amanhã mesmo (porque hoje não tenho os ingredientes necessários)
Muito bem, adorei a tua receita.
Espero que faças hoje um bem grande.

*Bane imagina o Inuyasha de avental e chapéu de pasteleiro e seus utensilios na cozinha para confeccionar este bolo que deve ser delicioso* :g12: :g12: :g12: :g12:

Bane Tsukino

Feminino

Mensagem por usagi_430 em Sex 03 Jul 2009, 12:31

daqui a bocado tenho o teclado estragado e a culpa é do inuyasha Matreiro

*mim imagina o inuyasha na cozinha*

usagi_430